Pista de asfalto é parcialmente liberada para continuidade das obras da avenida Ananin
Executadas pelo NGTM , trabalho chegou a 40% de conclusão
A partir de hoje, segunda-feira (9), o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) vai liberar, parcialmente, o tráfego para a pista que já recebeu a primeira camada de asfalto na avenida Ananin, no município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. O objetivo é a execução da obra de terraplenagem e pavimentação da antiga rua.
As obras executadas pelo (NGTM) já estão com 40% de avanço entre a BR-316 e a avenida Guajará. Nesta nova etapa, a pista já asfaltada será parcialmente liberada no trecho entre o terminal de cargas e o canal Maguariaçu, onde ficam localizados os condomínios residenciais “Ilhas do Pará”, “Rios do Pará” e “Maguariaçu”.
“A implantação da avenida Ananin, que quando concluída passará a interligar o Guajará e a Cidade Nova à BR-316, requer um redimensionamento do que existia de infraestrutura, uma vez que a infraestrutura antiga não foi dimensionada para atender o tráfego que a avenida Ananin passará a ter”, afirma o diretor geral do NGTM, o engenheiro Eduardo Ribeiro.
A Ananin começou a receber as primeiras camadas de asfalto no início de dezembro de 2022. As duas vias de chegada e saída do conjunto Guajará já receberam a primeira camada de asfalto. Já no trecho entre o canal Maguariaçu até o terminal de Cargas, na pista onde foi implantado o lançamento de drenagem da BR-316, já recebeu ao longo de toda sua extensão as primeiras camadas de asfalto, o que permitirá desviar o tráfego para dar início às obras da pista existente.
A avenida será conectada ao novo viaduto da BR, que também está em construção no km 7 da rodovia. As obras de mobilidade na avenida Ananin representam um investimento de R$ 17 milhões do Governo do Estado, o que inclui drenagem, terraplenagem, pavimentação e urbanização.