Hospital Abelardo Santos chega à marca de cerca de 10 mil cirurgias em 2022
Unidade é referência em cirurgia vascular e neurocirurgia no estado do Pará
Localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), registrou a marca de quase 10 mil cirurgias no período de janeiro até o dia 31 de dezembro de 2022. O expressivo número reflete a importância dos serviços de média e alta complexidade oferecidos pela unidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede pública estadual.
Morador de Marituba, Região Metropolitana de Belém, Francisco Aguiar, de 62 anos, apresentou complicações causadas pela diabetes e sofreu uma cirurgia no pé esquerdo, em dezembro de 2022. Atendido pela equipe de cirurgia vascular, o borracheiro relatou preocupação com diagnóstico e alívio com o tratamento.
“Cheguei aqui com o pé bastante infeccionado, por conta da diabetes. A agilidade da equipe foi fundamental para que eu me operasse logo. Hoje, graças a Deus, me recupero bem”, conta Francisco, que continuará recebendo cuidados médicos no Hospital Abelardo Santos.
Alcides de Souza, de 66 anos, é trabalhador rural na cidade de Baião, e também passou por uma cirurgia vascular, que tem como objetivo alcançar os vasos sanguíneos ou linfáticos, promovendo a intervenção em doenças vasculares. Para ele, o apoio da equipe foi essencial para amenizar o medo de passar pelo procedimento. “Para mim, a cirurgia foi excelente. Hoje já estou me sentindo muito bem”, afirma.
Balanço - Mensalmente, a unidade realiza uma média de 880 procedimentos cirúrgicos de baixa, média e alta complexidade. O serviço é eletivo, através da Regulação Estadual, exceto emergências pediátricas. Entre as especialidades oferecidas estão a obstetrícia, vascular, cirurgia pediátrica, ginecologia, urologia, neurocirurgia, cirurgia torácica, mastologia, ortopedia pediátrica, cirurgia geral, além de procedimentos minimamente invasivos realizados na hemodinâmica.
“Atuamos, incansavelmente, para oferecer o melhor ao nosso paciente. O investimento em tecnologias de ponta, capacitação profissional e compromisso com os paraenses nos permite atingir esse alto desempenho produtivo mensal”, é o que explica Jean Cleber, diretor geral do Abelardo Santos.
Hemodinâmica - Além do complexo cirúrgico, a unidade conta com serviço de hemodinâmica para procedimentos minimamente invasivos, complementando o serviço de cirurgias vasculares e neurocirurgia.
“O Hospital Abelardo Santos conta com uma sala de hemodinâmica para exames diagnósticos e intervenções terapêuticas por meio de radiologia endovascular, usualmente recorrendo a cateteres e injeções de contraste. A hemodinâmica é utilizada para tratamentos mais delicados, ligados às especialidades neuro e vascular”, ressalta o médico e diretor técnico Paulo Henrique Ataíde.
O HRAS dispõe de aparelho de tomografia computadorizada para realização de angiotomografia – exame que permite o diagnóstico e o planejamento cirúrgico das patologias vasculares. Também há um aparelho de ultrassonografia com doppler para diagnósticos vasculares, e auxiliar nos procedimentos minimamente invasivos. A unidade conta ainda com a hemodinâmica, que emite radiação contínua e possibilita cirurgias endovasculares.
Serviço: O Regional Abelardo Santos é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRAS, atualmente, é o maior Hospital Público do Pará e mantém 340 leitos entre UTIs, UCIs, Clínicos e Cirúrgicos (neonatais, pediátricos e adultos), atendendo a 13 especialidades médicas, além de contar com o serviço de equipes multiprofissionais.
Texto: Ascom HRAS