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Mais de 740 mil serviços foram ofertados pela Policlínica Metropolitana em 2022

Número corresponde às consultas reguladas e aos programas específicos da unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
06/01/2023 10h52

Estratégica em diagnósticos de média e alta complexidade, a Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, no ano passado, representou uma parcela significativa dos atendimentos em saúde disponibilizados pelo Governo do Estado. Em 2022, a unidade, que conta com mais de 20 especialidades médicas e não médicas, além de exames de imagem e de laboratório de análises clínicas, executou 744.600 serviços aos paraenses.

O expressivo número de atendimentos contempla os serviços eletivos, oriundos da Regulação Estadual e os Programas Pré-Operatório Rápido, o Triagem Pós-Covid, e o mais novo da casa: o Projeto Casulo, reestruturado em maio do ano passado, com atendimentos ambulatoriais na Poli Metropolitana. Todos os serviços são devidamente agendados.

Números - Em relação às consultas médicas, foram realizadas 112.958 atendimentos. Já nas especialidades não médicas, contemplada por profissionais como nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e enfermeiros, a unidade contabilizou 18.998 atendimentos ambulatoriais. Em relação aos exames, a central de diagnóstico ofertou 602.291 atendimentos. A Poli Metropolitana também conta com a oferta de pequenas cirurgias, sendo realizados 2.905 procedimentos em 2022, entre eles, dermatológicos, de cirurgia plástica, de biópsias de colo de útero e de mama.

No ano passado, o Projeto Casulo, voltado ao atendimento de pessoas transexuais, realizou 1.021 consultas em especialidade médicas, 906 consultas no atendimento não médico e 5.521 exames.

Programas -  O diretor executivo da unidade, Anderson Albuquerque, destaca que a Atenção Primária é a porta de entrada dos serviços SUS de caráter eletivo para as consultas de especialidades. No entanto, os programas oriundos da unidade são marcados através da central de relacionamentos, por WhatsApp. “Hoje, todo o nosso atendimento obedece a dia e hora marcados. Para as especialidades, estas são via Regulação Estadual”, disse.

“No ano passado, por exemplo, o Pré-Operatório Rápido realizou 10.552 consultas nas especialidades de cardiologia, anestesiologia e pediatria. Ele também contou com a execução de 154.318 exames, dentre eles, o raio-x, eletrocardiograma, ecocardiograma, espirometria, endoscopia e exames laboratoriais”, destacou o gestor.

Fluxo - Os pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que têm a necessidade de avaliação com um especialista ou realização de um exame de maior complexidade são direcionados à Poli, através do município pelo qual o paciente é domiciliado. Na sequência - e mediante a disponibilidade no Sistema Estadual de Regulação, é confirmado e emitido o comprovante de agendamento com a hora e data agendado para esta avaliação/ realização de exame na Policlínica.

O atendimento no Programa Casulo também é feito pela Atenção Primária - Unidades Básicas de Saúde (UBSs), unidades municipais de Saúde e equipes de Saúde da Família.

Já para os Programa Triagem Pós-Covid e o Pré-Operatório Rápido, as consultas e exames podem ser agendados pelos canais eletrônicos: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br. Portanto, o serviço de marcação dos atendimentos não é realizado presencialmente na unidade, dando a possibilidade de o usuário fazê-la de qualquer lugar do Estado.

Texto: Roberta Paraense/Ascom Policlínica Metropolitana