Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIAGENS

Terminal Hidroviário de Belém registra fluxo de mais de 864 mil usuários em 2022

Números representam aumento de cerca de 40% em relação a 2021

Por Bruno Magno (SEOP)
05/01/2023 09h41

Com movimentação anual intensa, o Terminal Hidroviário de Belém (THB), administrado pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), fechou 2022 com fluxo de mais de 864 mil usuários. Os números representam um aumento de cerca de 40% em relação a 2021, quando mais de 613 mil passaram pelo porto. Assim como no ano passado, os destinos mais procurados pelos usuários foram municípios do arquipélago do Marajó. 

"O Terminal Hidroviário de Belém segue ofertando um serviço de excelência aos seus usuários, que contam com uma grande infraestrutura, conforto e segurança nas suas viagens. É um porto público que conta com lanchonetes, banheiros, caixas eletrônicos, cadeiras confortáveis, ar climatizado, enfim, tudo que os passageiros precisam para aguardar suas viagens. É uma bela porta de entrada de Belém oferecida pelo Governo do Pará, que se sempre está pensando em melhorias para sua população", destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH. 

Em 2022, um total de 864.216 mil usuários passaram pelo espaço, um aumento de aproximadamente 40% em relação ao ano de 2021, quando o fluxo de 613.703 pessoas foi contabilizado. Em 2022, o THB teve uma média mensal de mais de 72 mil usuários e quase 2.400 passageiros por dia. As localidades com maior movimentação de passageiros em 2022 foram: Camará, seguida de Ponta de Pedras, Soure e Cachoeira do Arari. 

Para garantir uma boa viagem, agentes e fiscais da CPH prestam auxílio aos usuários do THB durante todos os dias da semana, nos turnos manhã e tarde. Os agentes circulam pelos corredores, principalmente, nos horários de embarque e desembarque de passageiros, tirando dúvidas e orientando os usuários. Desde sua inauguração, em maio de 2014, o terminal hidroviário já registrou cerca de 5,5 milhões de passageiros. 

Modelo e microempresária Milena Gomes sempre utiliza o Terminal Hidroviário de Belém para fazer suas viagensA modelo e microempresária Milena Gomes, de 24 anos, mora em Salvaterra, no arquipélago do Marajó. Ela sempre viaja para capital paraense via Terminal Hidroviário de Belém e utiliza os serviços ofertados pelo porto, que fica no centro da cidade. "O terminal hidroviário é bem localizado e tem uma estrutura moderna , que nos oferece conforto, pois tem ar-condicionado, banheiros higiênicos e serviços de lanchonete. É um local super prático para quem utiliza de seus serviços rotineiramente. Também fica bem localizado para chegarmos a Belém. Gosto bastante de viajar por aqui", conta. 

Fim de ano - Em dezembro do ano passado, o THB registrou 528 viagens, sendo 257 embarques e 271 desembarques, com total de 60.799 passageiros, uma média de 1.961 passageiros por dia. 
 
Atualmente, 21 embarcações atendem as linhas no Terminal Hidroviário de Belém, que são oferecidas por 13 empresas de navegação autorizadas a operar pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon). O Terminal Hidroviário de Belém fica localizado na avenida Marechal Hermes, em Belém, e funciona todos os dias da semana, das 05h às 20h.