Sectet realiza “Belém 407 anos” no próximo sábado (7), na capital
Evento será realizado no Palacete Faciola em alusão ao aniversário de Belém, comemorado em 12 de janeiro
No próximo sábado (7), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) realiza, a partir das 9 horas, no Palacete Faciola, o evento “Belém 407 anos”, em alusão ao aniversário da capital paraense, que é comemorado no dia 12 de janeiro.
“Como ocorrem muitas comemorações e eventos no dia 12, nós resolvemos antecipar a festa para o dia 7 de janeiro. Mas esta data não foi escolhida aleatoriamente, escolhemos uma data que significasse algo para Belém. Este é o dia em que o governo cabano foi instituído em 1835, logo após a tomada da cidade pelo movimento no dia 6”, explica a professora de história e titular da Sectet, Edilza Fontes.
A programação do evento terá início com a apresentação do edital do concurso que premiará pesquisas de pós-graduação que tenham como foco de análise a capital paraense. O documento será exposto pelo chefe de gabinete do órgão, Eduardo Miranda. Em seguida, a secretária Edilza Fontes e seu adjunto Adejard Gaia apresentam o projeto da Torre Amazon Tech, que funcionará no prédio da antiga sede da Sectet. Após isso, os convidados caminham até o local, que fica localizado na Rua Arcipreste Manoel Teodoro, próximo à Praça da República, onde será inaugurada a nova fachada da construção com pintura em grafitagem.
À tarde, de volta ao Palacete Faciola, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Francivaldo Nunes, faz o lançamento de e-books e podcast sobre o Bicentenário da Independência do Pará. Em seguida, a também professora da UFPA, Sidiana Macêdo, lança o projeto Museu Virtual História da Alimentação e Gastronomia Paraense. “Dessa maneira, abordamos várias temáticas trabalhadas pela Sectet e relacionadas ao cotidiano ou história de Belém”, enfatiza a secretária.
Edital - O edital a ser lançado vai premiar pesquisas de pós-graduação strictu sensu, sendo dissertações de mestrado acadêmico ou tese de doutorado. Os interessados devem ter pesquisas que se encaixam em uma das cinco temáticas a seguir: Patrimônio Histórico Cultural Material ou Imaterial; Ciência, Inovação e Saúde; Diversidade de Gênero e Representatividade Social; Belém, Cidade Insular: Povos Tradicionais e Comunidades Ribeirinhas na Região Metropolitana de Belém; e História, Geografia e Urbanismo na Cidade de Belém.
Os prêmios de Dissertação e Tese a serem outorgados ao autor ou à autora consistem em Certificação da premiação dos vencedores; Produção de 12 e-books das pesquisas premiadas, sendo seis para dissertações de mestrado acadêmico e seis para teses de doutorado; Premiação dos primeiros lugares: Dissertação (R$ 3.000,00) e Doutorado (R$5.000,00); e Premiação Menção Honrosa, com um e-reader, para o 2º lugar de cada categoria. Em cada temática serão escolhidos trabalhos vencedores (uma dissertação e uma tese) e duas menções honrosas (uma dissertação e uma tese). O edital ficará disponível no site da Sectet, após a publicação do Diário Oficial do Estado (DOE). As inscrições devem começar na segunda quinzena de fevereiro.
Torre - Em fevereiro também é a previsão para que comecem a funcionar os serviços a serem oferecidos no prédio onde funcionava a antiga sede da Sectet e agora chamado de “Torre Amazon Tech”. Desde o final de dezembro, a construção já vem ganhando novo visual com a grafitagem de temas relacionados à ciência, tecnologia, inovação e educação, pintados na parede externa. A entrega da nova fachada ocorre durante o evento deste sábado. A previsão é que a nova Torre seja conhecida em 31 de janeiro.
O lugar se tornará um ponto de prestação de serviço ao público de acordo com ações, projetos e programa desenvolvidos pela Secretaria. Haverá laboratórios de informática, sala do projeto Amazon Maker, espaço de coworking para os contemplados pelo programa StartUp Pará, de atendimento do "Forma Pará" e de aulas do Enem Pará Digital, por exemplo. Quem visitar o local ainda poderá realizar um tour virtual pelos museus de Belém, além de participar de palestras com grandes pesquisadores.
Serviço: O evento “Belém 407 anos” será realizado no dia 7 de janeiro de 2023, de 9h às 17h, no auditório Eneida de Moraes do Palacete Faciola, no bairro de Nazaré, em Belém.