Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEIRA DO LIVRO

Jornalista incentiva estudantes a exercitar a leitura de poesias 

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/06/2018 00h00

Os estudantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) podem contar com um reforço especial nas aulas de Literatura, por meio de incentivo do jornalista e poeta Nélio Palheta, que autografou, nesta terça-feira, 5, no estande da Seduc na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, sua obra de poesia “Equinócio”, lançada ano passado pela Imprensa Oficial do Estado, que este ano está sendo utilizada de forma pedagógica durante o evento.

A obra foi entregue gratuitamente para as bibliotecas das escolas estaduais que compareceram ao estande da Secretaria de Educação e o autor se dispôs a participar de saraus literários nas escolas e ainda a doar exemplares do seu livro para o acervo das instituições públicas. “Só aprende a fazer poesia quem lê poesia. É um exercício diário e será uma satisfação colaborar com os projetos literários das escolas", enfatizou.

Acumulando larga experiência como jornalista, Nélio reuniu, sob o título “Equinócios”, 52 poemas sobre um bem muito presente na vida do amazônida, a água e as variantes: mar, rio, oceano, pescador, pescaria. “Com o tempo fui ampliando esse tema rico de imagens, visões, leituras e realidades universais, históricas e até mitológicas locais, como a cobra grande – elemento do imaginário amazônico que povoa, sempre com releituras, a literatura regional”, frisou.

A pedagoga Clara Yunes foi a primeira a adquirir o livro de poesias no estande da Seduc, para ela e a irmã, Luiza Araújo, que é fã do autor. “Nélio é um jornalista exemplar e agora se revela como um poeta primoroso, que se inspira no cotidiano do homem do interior, que vive do regime das águas”, disse.

A renda dos exemplares comercializados para o público em geral também será revertida para um projeto pedagógico a ser selecionado pela Assessoria de Comunicação da Seduc, entre escolas da rede estadual localizadas na Região Metropolitana. As unidades interessadas em agendar a presença do jornalista Nélio Palheta em saraus podem entrar em contato com a Ascom Seduc pelo telefone (91) 3201-5008.