Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARTO

Débora é o primeiro bebê nascido no Hospital de Tailândia em 2023

Criança é a nona filha da dona de casa Josiane Costa, de 37 anos. De janeiro até novembro de 2022 o HGT já realizou mais de 1.200 partos.

Por Governo do Pará (SECOM)
02/01/2023 10h42

Uma menina de 42 cm, com mais de dois quilos, nasceu no Hospital Geral de Tailândia (HGT), às 6h30, do dia primeiro de janeiro de 2023. A criança, que ganhou o nome de Débora, é filha de Josiane Costa, 37 anos, que não esconde sua felicidade com o nascimento de sua nona filha. “Me sinto realizada, ter uma vida assim, tão frágil para cuidar. É ótimo saber que ela foi a primeira a nascer na cidade, muita alegria. Estamos com saúde. Isso é muito importante”, comentou a dona de casa.

Com a chegada da pequena Débora, ela destaca o dom da maternidade. “Ser mãe é tudo para mim, cuidar, zelar pelo filho, saber que ele está bem. Este final de ano foi uma grande emoção, visto que o que a data prevista era 5 de janeiro. Mas, graças a Deus deu tudo certo!”.

Débora, que nasceu com mais de 2kg, é a nona filha da dona de casa Josiane Costa, de 37 anosReferência na assistência de baixa e média complexidade na região, a equipe multiprofissional do HGT oferece atendimento seguro, de qualidade e humanizado aos seus usuários. Às mães, a gestão oferece o projeto "Laços de Amor", que além de garantir um atendimento assistencial de alta qualidade às crianças já nascidas, realiza ainda um acolhimento no mesmo nível ao receber os que ainda estão por nascer. De janeiro até novembro de 2022 o HGT já realizou mais de 1.200 partos.

O HGT vem continuamente investindo em melhorias para que a assistência obstétrica fique ainda mais completa, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor. “A nossa unidade hospitalar disponibiliza e auxilia os profissionais com alguns instrumentos, como a barra, onde a gestante pode fazer exercícios durante o trabalho de parto. Além deste suporte, proporcionamos uma bola de pilates para que a usuária possa fazer exercícios pélvicos que auxiliam no trabalho de parto, na dilatação, na abertura da pelve”, explicou o enfermeiro obstetra, Renan Aviz.

Por isso, a unidade hospitalar proporciona às mulheres gestantes o projeto, que tem a finalidade de fortalecer os vínculos entre as grávidas e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar, transmitindo mais segurança na assistência obstetrícia antes, durante e no pós-parto. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e é conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), tendo em vista a diretriz de acolhimento da Política Nacional de Humanização (PNH), que tenta construir a partir da análise dos processos de trabalho relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT