Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Hospital Regional do Marajó encerra 'Dezembro Vermelho' com orientações sobre ISTs

Palestras para usuários, acompanhantes e profissionais da unidade foram reforçadas com a distribuição de preservativos e folders com informações

Por Governo do Pará (SECOM)
31/12/2022 16h43

Toda pessoa que tem vida sexual ativa deve prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Um dos aliados é a campanha nacional Dezembro Vermelho, dedicada ao combate e conscientização sobre HIV/Aids, Sífilis e demais infecções. O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, aderiu à campanha por meio de ações de educação em saúde, promovidas pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), para usuários, acompanhantes e funcionários.

Equipe de profissionais do HRPM que participou das ações do Dezembro VermelhoA mobilização, que começou no início do mês, foi encerrada na sexta-feira (30). Foram realizadas várias ações, incluindo palestras com orientações aos usuários e acompanhantes nas áreas de atendimento da unidade. Eles receberam informações sobre o vírus, bactérias e outros microrganismos transmitidos, principalmente, por meio de contato sexual sem uso de preservativo, masculino ou feminino, com pessoa infectada.

As orientações foram repassadas pela enfermeira Leydy Ellen da Silva Teixeira, que destacou a importância de usar preservativo e buscar tratamento preventivo nos pontos de referência. Durante a palestra houve distribuição de preservativo masculino e folder com informações sobre prevenção da contaminação pelo HIV.

Público interno - Também foi ministrada palestra no auditório do HRPM para os profissionais da unidade, ministrada pelo enfermeiro Jader Corrêa, que usou vídeo com testemunhos de pessoas sobre a temática. “Ainda hoje, em pleno século XXI, existe um grande preconceito quanto ao tema do HIV. Muito disso se dá devido ao tabu empregado quanto à sexualidade, e à falta de informação. O Dezembro Vermelho tem como tema ‘Equidade já’, e vem mostrar, como nos demais anos, a importância da discussão e da sensibilização quanto à saúde da pessoa que vive com HIV e a importância da prevenção, do tratamento e acolhimento desse usuário”, ressaltou o profissional.

Palestra para usuários que esperavam atendimento na unidadeSegundo ele, os trabalhadores da área de saúde devem realizar os cuidados adequados, para que as informações sejam transmitidas corretamente e os direitos individuais respeitados.

O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O hospital fica na Avenida Rio Branco, nº 1266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Maicon Brilhante - Ascom/HRPM