Alimentação saudável é tema de evento na praça Batista Campos
A importância da alimentação saudável e segura. Foi com esse objetivo que levou a
Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e o Ministério Público do Estado (MPE), com o apoio de diferentes órgãos estaduais (incluindo a Secretaria de Estado de Educação e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará), municipais e iniciativa privada, a realizar, na manhã desta sexta-feira (17), na praça Batista Campos, em Belém, um evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação Escolar, celebrado em 16 de outubro.
O evento teve início ainda em outubro, com uma formação para todos os órgãos na sede do Ministério Público, continuou com palestras realizadas em escolas da rede pública estadual e municipal e culminou com a reunião na praça Batista Campos. No local, cada entidade expôs o trabalho que realiza em prol de uma alimentação mais saudável e também foram realizadas atividades lúdicas e brincadeiras.
A Seduc foi representada no evento pela Coordenadoria de Assistência ao Estudante (CAE), vinculada à Secretaria Adjunta de Logística Escolar (Sale). A técnica da CAE, a nutricionista Danielle Lobato, explicou que a entidade levou à praça embalagens de alguns tipos de alimentos industrializados para alertar ao público sobre as altas taxas de açúcares e gorduras que estão presentes nesses produtos. Também foram distribuídos folders explicativos sobre essas questões, além de lápis, para que as crianças participantes pudessem realizar atividades sobre o tema. “A Seduc procura trabalhar a alimentação escolar da maneira mais regional possível, até porque há uma grande variedade de hábitos alimentares de uma região do Estado para o outro”, resumiu.
A professora Ermineide Lima participou da atividade com 60 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Paes da Silva, do bairro da Condor. Ela considerou a iniciativa de grande importância, pois ajuda a conscientizar não apenas alunos, mas também familiares e comunidade, sobre a importância de uma alimentação balanceada. “A alimentação é fundamental para que as crianças cresçam com saúde e tenham uma vida de qualidade”, frisou.
A estudante Sofia Barbosa, 10, do 5° ano do Ensino Fundamental, teve uma redação, realizada no âmbito do projeto, escolhida como a melhor da escola no que tange ao tema da alimentação. Intitulado “Alimentação colorida é a melhor pedida”, o texto da menina chamou a atenção dos professores pela qualidade. “O que eu falei na minha redação é que a gente precisa colocar vários tipos de alimentos no nosso prato, como verduras, legumes, carboidratos, deixando-o bastante colorido e diversificado”, explicou a menina.
Ao final da programação 5 cestas foram doadas pelos produtores da Cooperativa de Produtores Agrícolas de Belém (Copabel), situada na ilha de Cotijuba, como premiação aos alunos das escolas vencedoras do concurso de redação com a temática “Mude o futuro da migração: invista na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”, sugerido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
O promotor de Justiça, Marco Aurélio Nascimento, agradeceu a participação de todos os órgãos envolvidos no projeto e ressaltou a relevância do tema. “Hoje, temos muitos adultos e mesmo crianças já com graves problemas de saúde decorrentes da obesidade, como diabetes, hipertensão. O nosso objetivo, com esse trabalho, é ajudar a diminuir e prevenir essas doenças e promover uma vida saudável”, ressaltou.
Na ocasião, dezenas de extensionistas rurais do escritório local da Emater em Belém, e do Escritório Central, orientaram sobre preparo de mudas, distribuíram cerca de 500 mudas de hortaliças (couve e alface), adubo orgânico e propiciaram a degustação de sucos naturais detox. Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram brincadeiras, como a tirolesa, com as crianças que foram até o evento.
(Com informações de Edna Moura - Ascom Emater)