Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS

Equipe de enfermagem do CIIR promove ações de prevenção e tratamento de lesões na pele

Iniciativa objetiva desenvolver ações de recuperação de lesões cutâneas aos usuários da Reabilitação, Oficina Ortopédica e Ambulatório

Por Governo do Pará (SECOM)
30/12/2022 10h48

Referência no atendimento às Pessoas com Deficiência (PcD) no Norte do Brasil, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promove paralelamente ao atendimento em terapias, a educação em saúde para a Prevenção de Lesão e o tratamento de Lesão por Pressão (LPP).

Além da prevenção, a iniciativa tem como objetivo desenvolver ações de recuperação de lesões cutâneas aos usuários da Reabilitação, Oficina Ortopédica e Ambulatório.

“Temos o fluxo de atendimento com as consultas de Enfermagem para avaliar a integridade da pele, dando orientações para prevenção de Lesões por Pressão. Caso o usuário já esteja com a lesão, a gente faz o acompanhamento e o tratamento, montando uma agenda de curativo e condutas para nortear essa Assistência em saúde”, pontua a enfermeira Brena Rodrigues.

Para ter uma boa reabilitação, a profissional salienta que é necessário ter a pele íntegra. A ação complementar em saúde atua com a participação da equipe de Nutrição, que estimula o usuário a conciliar uma boa alimentação para ser eficiente na cicatrização da lesão.

Um dos contemplados com o atendimento foi o usuário Marco de Sousa, de 58 anos, que recebeu alta após a pele ficar 100% cicatrizada.

“O meu ciclo ambulatorial foi muito eficiente com o acompanhamento proporcionado. Cheguei ao CIIR com uma erisipela. O quadro clínico não estava muito agradável, mas todo o suporte juntamente com a capacidade dos profissionais, consegui a pele integra”.  

Para Brena Rodrigues, a equipe conseguiu reverter o quadro clínico do reabilitando dentro de um tempo hábil. “O tratamento durou cerca de três meses e foi até mais que o esperado. A lesão estava bem exsudativa e extensa, mas conseguimos sucesso”.

No início do tratamento, o curativo era realizado com uma frequência de três vezes na semana e, posteriormente, com a melhora progressiva da lesão, passou a ser realizado duas vezes durante a semana.

Segundo a profissional, mesmo com a liberação, o usuário seguirá sendo monitorado ao menos uma vez ao mês. “Precisamos ficar realizando a preventiva para monitorar a integridade da pele e o antigo local lesionado, pois há o risco de retornar a lesão naquele ambiente ou se alojar em um outro local no corpo. Portanto, ele terá sempre este suporte do CIIR”.

A enfermeira ainda pontua que a equipe orienta o reabilitando a repetir em casa os cuidados administrados pelos profissionais durante os atendimentos para que não haja aparecimento de novas lesões.

“Ele recebeu alta do curativo, porém, iremos continuar realizando educação em saúde com a consulta em Enfermagem para avaliação da pele e orientação para mantê-la integra”, finalizou a profissional.

Atualmente, a agenda de curativos beneficia 12 reabilitandos com lesões de primeiro a terceiro estágio.

Estrutura - O Centro é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado, conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

 Texto: Pallmer Barros/Ascom CIIR