Combate ao Extermínio da juventude negra é tema de seminário na Uepa
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) sediará, nos dias 7 e 8 de junho, o I Seminário de Combate ao Extermínio da Juventude Negra, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O evento foi organizado pelo Observatório de Estudos em Defesa da Juventude Negra (Obej) e vêm, seguindo o objetivo da sua temática, “em busca de convergências para a justiça social no Brasil” para iniciar uma conversa sobre o extermínio da juventude negra.
Para debater sobre o desenvolvimento humano na região amazônica e contribuir para a solução de problemas como a violência e o extermínio da juventude negra, o seminário busca reunir estudantes, professores, movimentos sociais, organizações não governamentais, instituições políticas e a comunidade em geral. Com isso, a organização visa encontrar soluções para os problemas sociais levantados e aprimorar o debate através de questionamentos e reflexões acerca dos extermínios, que atingem principalmente a juventude das favelas e periferias.
A indagação da temática é inspirada pela realidade da população negra brasileira. Segundo o relatório apresentado pelo Atlas da Violência de 2017, a cada 100 pessoas que são assassinadas no Brasil, 71 são negras. Os jovens negros do sexo masculino, na faixa etária de 14 a 29 anos, continuam sendo a maioria das vítimas de homicídios no país, sendo a maior parte deles moradores de periferia, com uma renda de até dois salários mínimos por mês.
A programação do evento mescla atividades comuns do meio acadêmico, como mesas redondas, com atividades diversificadas, como reuniões, feiras e atividades culturais com enfoque em música. O seminário é gratuito e as inscrições serão realizadas no local do evento.
Programação
Dia 7 de junho:
Feira de produtos Afro-brasileiros
Horário: 9h às 12h
Local: Hall do CCSE
Mesa 01 – Violência, Juventude Negra e Direitos Humanos
Aiala Colares Couto (Obej-Uepa), Zélia Amador (Cedenpa), Elizete Veiga (SDDH) e Lilia Melo (Cine Clube TF) - Mediadora
Horário: 14h30 às 17h
Atividade Cultural Músicas da Periferia (Periferia Viva)
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório Paulo Freire
Dia 8 de junho
Mesa Redonda - Golpe de 2016 e seus efeitos na população afro-brasileira
Convidados: Shaira Mana Josy (Slam Dandaras do Norte) e Profª Lúcia Isabel (UFPA)
Horário: 9h às 12h
Reunião dos Movimentos Sociais, Coletivos, Grupos de Trabalho, etc.
Tema: Extermínio da Juventude na periferia de Belém: em busca de ações e práticas de combate à violência
Convidados: Luis Augusto Mendes (Uepa), Aiala Colares Couto (Obej-Uepa), Domingos Conceição (Mocambo) e Nazaré Cruz (Coordenação Nacional de Entidades Negras – Conen) - Mediadores
Horário: 9h às 12h
Local: Sala de Multiuso (CCSE-Uepa)
Mesa 02 – Juventude Negra e Movimento Sociais
Convidados: Domingos Conceição (Mocambo), Nazaré Cruz (Conen), Shaira Mana Josy (Slam Dandaras do Norte), Adriano Mendes (Tela Firme) e Maria Martins (Seduc) - Mediadora
Horário: 14h às 17h
Serviço:
I Seminário de Combate ao Extermínio da Juventude Negra
Data: 7 e 8 de junho
Hora: a partir das 9h
Local: Universidade Estadual do Pará, Campus I Centro de Ciências Sociais e Educação
Endereço: Tv. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo
Mais informações: seminariojuventudenegra@gamil.com