Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO E OPORTUNIDADES

Torre Amazon Tech disponibilizará serviços de ciência, tecnologia e educação em 2023

Espaço denominado de 'Torre' concentrará vários projetos educativos e de pesquisas com uso das novas tecnologias e terá a condução da Sectet

Por Fernanda Graim (SECTET)
28/12/2022 13h42

Artista imprime a arte do grafismo no antigo prédio da Sectet na rua Arcipreste Manoel Teodoro, em Belém Desde o início desta semana, quem passa pela Rua Arcipreste Manoel Teodoro, próximo à Praça da República, em Belém, já pode observar um novo visual surgindo no antigo prédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica. A parede externa da construção recebe um trabalho em grafitagem com figuras e logotipos que remetem às pautas trabalhadas pela Sectet. A nova pintura do prédio e tudo que será desenvolvido nele serão apresentados no evento previsto para o próximo dia 7 de janeiro. O lugar vem sendo preparado para se tornar um espaço de prestação de serviços ao público a partir de fevereiro de 2023.

“Com o aumento das várias atividades assumidas pela Sectet, como o programa Forma Pará, ações e salas nas Usinas da Paz, Carretas da Paz, além da política de apoio às startups entre tantas outras, criou-se a necessidade de a Secretaria ter um ambiente de prestação de serviço em ciência e tecnologia. É o que estamos chamando de torre de ciência e tecnologia, a ‘Torre Amazon Tech’. A ideia é que o espaço aglutinador de vários serviços que ficarão à disposição da sociedade”, explica a titular da Sectet, Edilza Fontes.Secretária da Sectet, Edilza Fontes: "Um espaço aglutinador"Tecnologia

Ela conta ainda que na 'Torre Amazon Tech' haverá salas para aulas de informática básica e avançada, inclusive com cursos que auxiliarão os seus frequentadores a ter uma melhor ascensão ao mercado de trabalho, como o de designer gráfico. Além disso, o projeto Amazon Maker vai ofertar aulas de robótica, modelagem, impressão 3D, entre outras, como já faz nas Usinas da Paz e nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas). Haverá ainda uma sala voltada para a cartografia digital com aulas de geoprocessamento.

O turismo digital também terá espaço na 'Torre'. Os visitantes terão acesso ao tour virtual pelo Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O Tour, lançado em março de 2022, é fruto de parceria entre Sectet, Secult e Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. O Tour Virtual integra a política de inclusão do Governo, que objetiva ampliar, democratizar e descentralizar o acesso aos equipamentos públicos e acervos, seja física ou virtualmente.

Coworking

O prédio ainda abrigará um coworking onde as startups e demais contemplados pelos nove editais do Programa StartUp Pará terão um ambiente para desenvolver seus trabalhos e realizar suas reuniões. A princípio, eles serão isentos de pagamento pelo aluguel do espaço. O Programa StartUp Pará tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento de ideias e empresas inovadoras com base tecnológica. A Sectet já investiu no programa aproximadamente R$ 11 milhões.

Educação

Outro programa que terá um andar dedicado a ele na Torre será o Forma Pará. Lançado em 2019, o Forma Pará fechou 2022 alcançando os 144 municípios paraenses com a oferta de pelo menos um curso de nível superior. Dessa maneira, o ano de 2023 será dedicado ao acompanhamento pedagógico das turmas que estão em andamento, do início das turmas de pós-graduação do programa e dos projetos de extensão. O espaço na Amazon Tech abrigará a equipe do programa que costuma realizar reuniões e receber representantes das prefeituras e Instituições de Ensino Superior parceiras.   

Na Torre, os alunos de Ensino Médio terão um polo presencial do Enem Pará digital, plataforma que disponibiliza aulas, exercícios, simulados e acompanhamento para os estudantes que vão realizar a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Haverá uma sala de aula com a presença de professores de todas as disciplinas para tirar as dúvidas dos alunos.

O prédio terá ainda um auditório para realização de eventos periódicos. “No auditório pretendemos fazer grandes reuniões e planejamos algo que estamos chamando ‘Café com Ciência e Tecnologia’ em que convidaremos grandes pesquisadores, gravaremos podcasts e divulgaremos os muitos projetos de pesquisa que a Sectet financia”, destaca a secretária Edilza Fontes. A previsão de inauguração da Torre Amazon Tech é 31 de janeiro de 2023.