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SAÚDE PÚBLICA

Hospital Jean Bitar conquista nível 2 da principal certificação nacional de qualidade

A Acreditação ONA 2 reconhece os avanços dos processos e da gestão integrada da unidade, que integra a rede pública estadual de saúde

Por Governo do Pará (SECOM)
27/12/2022 21h39

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, obteve reconhecimento nacional com Acreditação Nível 2 da Organização Nacional da Saúde (ONA), considerada a principal certificação de padrões de qualidade hospitalar no Brasil. Segundo os critérios da certificadora, o nível 2 é dedicado aos processos e à gestão integrada.

De acordo com Arline Faccin, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), setor responsável pelo gerenciamento dos processos de Acreditação, o HJB passou pela avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) para verificar os padrões de qualidade, e assim tornar o Hospital apto à Certificação em Nível 2.Profissionais do Hospital Jean Bitar comemoram a certificação dos padrões de qualidade

Durante o processo de Acreditação foram verificados os componentes de estrutura, processo e resultado, e avaliado se a unidade possuía as dimensões da qualidade em eficiência, efetividade, segurança e cuidado centrado no paciente.

“Ao longo do último ano, as equipes do HJB vêm trabalhando para que os usuários sejam, cada vez mais, atendidos com segurança. O usuário ser atendido em uma instituição certificada é a garantia de um atendimento de qualidade que trabalha com planejamento e organização focada na gestão integrativa”, informou Arline Faccin.

Cuidado e atenção - "É um orgulho muito grande ter no Estado hospitais como o ‘Jean Bitar’ oferecendo serviços de alta qualidade para a população paraense. Isso demonstra o cuidado e a atenção que temos em pensar políticas de saúde", frisa o secretário de Estado de Saúde Pública em exercício, Ariel Sampaio.

Segundo a enfermeira Alexandra Santos, gerente Assistencial do HJB, para conseguir a certificação de qualidade a unidade acrescentou critérios baseados no manual da Acreditadora. “O HJB encontra-se preparado e apto com relação aos critérios elencados no nível 2, que se refere ao gerenciamento de protocolos e indicadores, interação de processos e gerenciamento de risco”, informa a gestora.

Para que as exigências dos auditores fossem cumpridas em todas as fases da Acreditação, houve o envolvimento das áreas Administrativas e Assistencial. Cada profissional teve sua participação na conquista do objetivo comum. No entanto, segundo a gerente Assistencial, no que se refere à assistência à saúde dos usuários, a equipe multiprofissional se destacou pela ampla participação.

Ela destacou que “a equipe multiprofissional formada por enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, foi muito importante para a conquista da certificação ONA 2, pois são eles que monitoram e fornecem os dados para os indicadores, da mesma forma que interagem e participam de análises de incidentes e indicadores, com grandes contribuições devido à vivência prática junto aos usuários”.

Gestora da área Assistencial, que aplica os principais critérios avaliados, Alexandra Santos disse que sente orgulho, satisfação e felicidade com a conquista da certificação de qualidade. “Vejo que somos uma unidade hospitalar que realiza uma prática tão adequada às recomendações teóricas e de legislação, em todos os âmbitos, e a certificação representa o reconhecimento daquilo que já fazemos. A equipe do Hospital Jean Bitar é muito comprometida e dedicada, não medindo esforços diante dos desafios. E isso é um ganho profissional para os colaboradores, e com benefício muito maior para os pacientes, pois recebem um serviço de qualidade e seguro”, ressaltou.

Selma Alves: reconhecimento merecido"Excelente trabalho" - A paciente Selma Alves da Silva, do município de Breves, no Arquipélago do Marajó, disse que “o Hospital Jean Bitar merece este certificado de qualidade pelos excelentes serviços prestados à saúde dos pacientes. Aqui tudo é excelente, desde o atendimento do pessoal da equipe de Enfermagem ao atendimento dos médicos, que são atenciosos, além do pessoal da limpeza e dos que nos servem a alimentação. Falando nisso, pense numa alimentação boa. Quero até as receitas pra levar para minha casa. A certificação é muito válida. Agradeço primeiro a Deus por tudo, pela minha cirurgia para retirar as pedras da minha vesícula, depois agradeço a todos os profissionais pelo excelente trabalho”.

De acordo com o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, a unidade vem ao longo dos seis anos de gestão do INDSH (Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano) se fortalecendo em relação à segurança do paciente e visando aos resultados muito maiores em longo prazo. 

“Disseminar a cultura da gestão da qualidade em nossa unidade é ter a certeza que será levada a todo lugar, não só através de nossos colaboradores, mas por nossos parceiros, pacientes e seus acompanhantes, replicando e enraizando tão importante ferramenta no crescimento profissional e humano, de todos que por ela passam. Parabenizamos a todos pelos brilhantes resultados até aqui alcançados. A certificação ONA 2 é o reflexo da dedicação e compromisso com a qualidade da assistência à saúde dos nossos usuários”, reconheceu o administrador hospitalar.

Texto: Joelza Silva - Ascom/HJB