Polícia apreende mais de 250 peixes ornamentais transportados sem documentação
Agentes da Base Integrada Fluvial “Antônio Lemos”, no Marajó, apreenderam a carga, que estava em caixas de papelão em uma embarcação que saiu do Oeste do Pará
A apreensão dos peixes foi uma ação da Base Integrada Fluvial A Base Integrada Fluvial “Antônio Lemos”, entregue pelo governo do Estado e vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), continua as ações estratégicas de combate à criminalidade na região Marajó Ocidental. Na última sexta-feira (23) equipes em diligência apreenderam mais de 200 peixes ornamentais, de cinco espécies, transportados irregularmente.
A carga viva contendo 252 peixes era transportada pela embarcação “Iluminado”, que partiu de Monte Dourado, distrito de Almeirim, no Oeste do Pará, com destino à capital paraense, sem documentação para transporte de espécies de fauna ou nota fiscal que comprovasse a origem. Os peixes estavam escondidos em caixas de papelão. O responsável foi encaminhado à Base Fluvial para os procedimentos cabíveis.
De acordo com a Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi acionada para aplicar as normas ambientais de sua competência, incluindo a destinação da carga. Segundo a equipe da Base Integrada, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi instaurado contra o responsável e expedido um Termo de Soltura.
Os peixes foram acondicionados em caixas de papelãoPara o diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), vinculado à Segup, delegado Arthur Braga, mais uma vez órgãos de Segurança Pública coibiram a prática criminosa no Estado. “A apreensão foi fruto da intensificação das fiscalizações nesse período de final de ano de forma integrada na Base de Antônio Lemos, onde as fiscalizações têm um poder muito grande de inibir delitos. Nesse caso, a apreensão foi bastante exitosa pelas equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que se fazem presentes na base fluvial”, informou o diretor.
Texto: André Macedo - Ascom/Segup