Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'ADOTE UMA CARTINHA'

'Natal Inclusivo do CIIR' oferece a usuários e acompanhantes brinquedos, música e cinema

Quase 300 crianças atendidas no Centro ganharam presentes do Papai Noel, no evento realizado com apoio de parceiros

Por Governo do Pará (SECOM)
23/12/2022 23h08

O abraço emocionado no Papai Noel externou toda a ansiedade do menino pelo encontro esperado a cada final de ano Véspera da noite de Natal, a sexta-feira (23) foi mais um dia especial para os usuários do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, que durante os intervalos das terapias participaram do “Natal Inclusivo do CIIR”. O evento foi conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e contou com a parceria do Grupo Ipiranga e da empresária Priscila Pereira, que juntos com o Papai Noel entregaram quase 300 brinquedos às crianças atendidas.

O Setor de Arte e Cultura promoveu na Biblioteca Inclusiva o Projeto Adote uma Cartinha, que permitiu aos funcionários do CIIR atender ao pedido feito pelo usuário ao Papai Noel.Equipe da Biblioteca Inclusiva

A programação iniciou com um cortejo do Papai Noel pelas dependências do Centro para felicitar a todos, e teve ainda sessões de cinema com filmes e desenhos temáticos, apresentações do Setor de Musicoterapia e um Flash Mob Natalino em cadeira de rodas, com a usuária Nycolle Pinheiro, 8 anos, ao som da canção “Bate o Sino Pequenino”, acompanhada pelo Coral de profissionais do Centro.

Cortejo abriu a programação natalinaPara a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, é importante a inclusão dos usuários em todos os aspectos. “A celebração natalina foi emocionante. Vê-los ativamente nas apresentações musicais e danças nos traz a verdadeira perspectiva da inclusão e da autonomia, reafirmando o objetivo do Centro de proporcionar a eles novas vivências e experiências", ressaltou.

Terapia - Nicolas Soares, 7 anos, disse ter ficado encantado com a programação natalina. Segundo a mãe do menino, Eliza Soares, 36 anos, quando ficou sabendo da presença do Papai Noel, Nicolas saiu da sala de terapia para encontrá-lo. “Ele estava fazendo normalmente o trabalho de reabilitação no Centro Especializado (CER IV) quando ouviu a música natalina e perguntou o que estava acontecendo fora da sala. O fisioterapeuta disse, e ele saiu correu para encontrar o Papai. Desde o início do mês me pede para levá-lo ao encontro do Papai Noel, no shopping. Mas com a vida agitada que a gente leva, eu não tive tempo. Todo ano escreve a cartinha ao Papai Noel. O Natal é uma terapia para ele”, contou Elza.

Flash Mob Natalino em cadeira de rodas, com a participação da usuária Nycolle PinheiroSegundo ela, a programação também agradou aos pais e demais acompanhantes. “Foi uma confraternização. Tudo lindo, toda a programação muito bem planejada. Foi um dia bastante divertido com o meu filho. Todos confraternizando é muito importante para a inclusão e socialização dessas crianças”, garantiu a mãe de Nicolas.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Ascom/CIIR