Homenagens a agricultores e servidores encerram comemorações pelos 57 anos da Emater
Os mais de mil extensionistas e 65 mil famílias atendidas nos 144 municípios receberam o reconhecimento pelo trabalho que a empresa realiza há mais de cinco décadas
O presidente Rosival Possidônio (d) e um dos servidores que receberam certificado de reconhecimentoEntrega de medalhas e certificados, e histórias de sucesso e palavras de gratidão encerraram a programação festiva pelos 57 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Tendo como protagonistas os mais de mil extensionistas e 65 mil famílias atendidas em todos os 144 municípios, uma cerimônia interna ocorreu na quinta-feira (22), no auditório do Escritório Central da empresa, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, consagrou uma jornada que desde 1965 ajuda a transformar a realidade da Amazônia paraense. Batizada originalmente como Assistência Rural do Pará (Acar), a Emater atual foi criada em 03 de dezembro.
Produtores rurais atendidos pela equipe técnica da Emater também foram homenageadosO presidente da Emater, Rosival Possidônio, servidor desde 1981, destaca o implemento na infraestrutura em 2022, incluindo a aquisição de veículos para tráfego rodoviário e fluvial, como caminhonetes e lanchas. "Nossa instituição é social e científica ao mesmo tempo. É o braço do governo do Estado em todos os caminhos do Pará. Nenhum município fica descoberto. Somos a efetivação de políticas públicas nas agrovilas, comunidades quilombolas, assentamentos da reforma agrária, áreas ribeirinhas, colônias de pescadores, aldeias indígenas, setores periurbanos. O norte é o desenvolvimento sustentável", ressalta.
"Parabenizo a todos os colaboradores da Emater do Pará, essa instituição que é tão importante para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado", disse o governador Helder Barbalho na mensagem alusiva à comemoração.
História de todos - Dominga Conceição Teles, 62 anos, cria peixe em cativeiro em sua propriedade, na comunidade São Bento, em Genipaúba, distrito de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém. A piscicultora foi uma dos 12 agricultores familiares escolhidos, pela experiência exitosa, para ser homenageada no aniversário da Emater.
"Crio tambaqui e comercializo, em especial pela Semana Santa, para os mercados dos municípios desta região. A assistência da Emater é tudo para mim. Além da assessoria, tem todo o trabalho de acompanhamento da equipe de Santa Bárbara", conta, Dominga, que recebe atendimento regular há mais de uma década.
Destaques - Além de medalhas para agricultores familiares, foram entregues placas para equipes municipais de destaque, como o escritório local de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, coordenado pelo técnico em Agropecuária Martinho Morinaka. A equipe da Emater em Ponta de Pedras é responsável pelo atendimento a 375 famílias, a maioria de extrativistas de açaí e pescadores artesanais. "Este é um momento de muita alegria para todos nós, extensionistas. É um orgulho ser da assistência técnica e extensão rural. Em nome das 12 equipes agraciadas, eu agradeço por esta homenagem", disse Martinho Morinaka.
Servidor mais antigo em atividade, Isaac Romário, auxiliar administrativo lotado no Escritório Central, recebeu certificado de Reconhecimento. "A Emater é como minha casa. Me sinto bem aqui. Com esse trabalho, criei um casal de filhos. Minha filha é assistente social e meu filho é militar da Aeronáutica. Sinto muito orgulho em fazer parte da história desta empresa, que é presente nos 144 municípios do Estado", frisa. (Colaboração de Aline Dantas de Miranda – Ascom/Emater).