UsiPaz Terra Firme comemora o Natal com poesia, dança e cultura geek
Papai Noel entregou presentes, animando o primeiro Natal da comunidade com os serviços da Usina da Paz
Papai Noel se juntou aos cosplayers para proporcionar um Natal cheio de alegria na UsiPazUma tarde de muita animação foi vivenciada nesta sexta-feira (23) nas áreas externas da Usina da Paz Terra Firme, em Belém. O complexo multifuncional do governo do Estado, entregue recentemente, abriu as portas e convidou o público para uma programação especial de Natal.
Houve apresentações de poesia e dança pelos jovens do Cine Clube TF, e a participação de vários super-heróis do Projeto Conecta da Paz, os “cosplayers” – vestidas como personagens da cultura pop. “É muito legal ver o brilho nos olhos das crianças. É uma receptividade tão grande. Trazer um pouco da cultura geek não tem preço”, contou a pedagoga Thassia Albuquerque, vestida como Mulher Maravilha.
O Capitão América fez sucesso entre as crianças, que quiseram registrar o momento ao lado do super-herói “Comecei a fazer cosplay do Capitão América há seis anos só para fazer fotos em eventos. Mas depois foi crescendo, e montamos um grupo para levar ações sociais a comunidades carentes, hospitais, comunidades ribeirinhas, asilos… Hoje estamos aqui na Terra Firme trazendo alegria e magia para esses jovens", disse o fisioterapeuta Breno Costa, cercado por crianças que queriam foto com o Capitão América.
Seguindo com a programação, o público prestigiou o espetáculo de balé “O Fantasma da Ópera” e a cantata natalina com crianças de 6 a 13 anos atendidas pela biblioteca infantil. “A cantata surgiu a partir das oficinas com o tema natalino, onde crianças atendidas pela nossa brinquedoteca desenvolveram um tema sobre o significado do Natal para elas dentro do território em que vivem. Mas a gente observou que essas crianças pensavam que o Natal era apenas ganhar presentes materiais, como bicicletas e celulares. Então, a gente trabalhou com elas o verdadeiro significado dessa data, que a união e paz. Nós selecionamos algumas crianças, e a partir daí ensaiamos uma cantata com tema natalino, que é o ‘Natal de Paz na Terra Firme’, reafirmando o verdadeiro sentido do Natal, que é confraternizar, mas de forma que as pessoas passam olhar o outro, sentir o outro”, explicou Patrícia Lima, pedagoga da Fundação Cultural do Pará, responsável pela biblioteca da UsiPaz Terra Firme.
No final da tarde foram entregues presentes pelo Papai Noel. “As crianças escreveram umas cartas bem diferentes. Elas não pediram brinquedos. Elas escreveram uma carta dizendo o que mais gostaram da Usina da Paz e o que esperam desse complexo comunitário. A gente pretende, no ano que vem, colocar em prática tudo isso que eles estão pedindo, atendendo à demanda da comunidade. Aqui é um complexo que está à disposição da comunidade da Terra Firme. Esperamos que todo mundo possa frequentar esses espaços e aproveitar as programações”, ressaltou Janine Brandão, coordenadora-geral da UsiPaz Terra Firme.
Cenário de opções - Raimunda Rosely trabalha em serviços gerais e disse estar feliz com a oportunidade que a UsiPaz está trazendo aos moradores da Terra Firme. “Está sendo incrível ter uma Usina da Paz, nosso bairro com outra cara. Essa programação está muito bonita. Já me inscrevi na hidroginástica. Tenho 62 anos e vou querer muitas outras atividades ano que vem”, informou ela, moradora da Terra Firme há 20 anos.
“A gente era muito discriminado no passado. Mas agora, com a chegada da Usina da Paz, estamos mostrando que somos trabalhadoras e batalhadoras. Foi uma esperança que trouxe pra gente. Aqui no bairro tem muitos jovens e idosos que não tinham nada pra fazer. Não tinha opção. Agora vão poder se ocupar com as atividades gratuitas. Ter isso aqui está sendo maravilhoso”, afirmou a vigilante Lívia Carla Raiol, 44 anos.