Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SOLIDARIEDADE

Idosa de 89 anos faz e doa sapatinhos de lã para bebês do Materno-Infantil de Barcarena 

Ela, que prefere não ser identificada, entregou 39 pares de uma só vez aos recém-nascidos no Hospital 'Anna Turan', no Baixo Tocantins

Por Governo do Pará (SECOM)
23/12/2022 15h07

As mãos que se juntam para as preces, são as mesmas que dão pontos certeiros e delicados no tricô que aquece os pezinhos de bebês e o coração das mães, há 12 anos. É assim que a idosa de 89 anos, que prefere não ser identificada, alia a terapia, o consolo e a solidariedade, ao fazer doações de sapatinhos de lã às crianças recém-nascidas.

Este ano, o ato de amor se estendeu ao Hospital Materno Infantil de Barcarena Anna Turan (HMIB), na região do Baixo Tocantins. Os sapatinhos foram entregues, esta semana, durante a programação natalina do Hospital, contemplando os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo).

Doação - Ela aprendeu as técnicas manuais durante a sua infância, nas fazendas marajoaras, onde a idosa nasceu e se criou. Mas, foi anos depois, após a morte de alguns familiares, que ela, junto com uma frequentadora do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Belém, começou a produzir os acessórios e fazer as doações.

“Logo quando passou a frequentar a igreja, elas faziam os sapatinhos para doar às mães menos favorecidas. Com o passar do tempo, dávamos às mulheres grávidas com ou sem condições financeiras. Foi se tornando uma tradição. As pessoas ficavam felizes. Isso foi um alívio e uma terapia após as perdas familiares. Este ano, enviamos à maternidade no interior do Estado”, explicou a filha da voluntária que também não foi identificada.

Recebimento - A dona de casa Shyrley Gomes da Cunha, de 29 anos, moradora do município de Barcarena, foi uma das contempladas com as doações. "Estou com o meu bebê internado na unidade há 30 dias. Ações como a de Natal, com a entrega desses presentes afetuosos, fazem toda uma diferença. Queria agradecer a toda equipe da unidade e também a essa senhora que faz com carinho esses sapatinhos", disse.  

Outras doações - Além dos sapatinhos de lã produzidos mensalmente, a unidade recebeu dois enxovais completos doados através de itens arrecadados pelo Corpo de Bombeiros do município. “Entregamos as roupinhas às mães da unidade durante a programação natalina. Elas ficaram felizes e encantadas com a iniciativa. Foi muito lindo esse ato de amor e solidariedade com o próximo”, explicou Kérina Quaresma, gerente assistencial do HMIB.

As peças foram recebidas pela equipe do Serviço Social do hospital, que distribuiu os kits de acordo com a necessidade e com o perfil dos usuários. “Ao longo do ano, a unidade recebe doações de voluntários que nos procuram para levar um pouco de solidariedade às mães e bebês que estão aqui internados. O HMIB recebe pacientes de vários municípios do Baixo-Tocantins. Além do atendimento obstétrico porta-aberta, temos unidades de reabilitação de bebês prematuros”, detalhou o diretor Executivo do Materno Infantil de Barcarena, Flávio Marconsini.

Mudanças - O HMIB integra a rede hospitalar estadual, e, desde o dia 1º de dezembro, passou a ter a administração do Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), Organização Social genuinamente paraense. 

A unidade em Barcarena é referência para gestantes de alto risco e bebês de 11 municípios da região, e possibilita acesso a serviços de alta complexidade para pacientes que antes precisavam se deslocar para a Região Metropolitana de Belém.

Texto de Roberta Paraense