Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Coral de Natal emociona pacientes e acompanhantes no Hospital Metropolitano

Iniciativa promoveu momentos de interação entre a comunidade hospitalar com mensagens de solidariedade e otimismo frente aos desafios da vida

Por Governo do Pará (SECOM)
23/12/2022 12h40

Na tarde desta quinta-feira, 22, pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, celebraram o Natal com a apresentação do coral Capelania Internacional Abecas, que cantou músicas natalinas com mensagens de amor, fé e esperança.

Realizada pelo Setor de Humanização da unidade, que pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, a atividade teve o objetivo de amenizar a rotina do processo de hospitalização e contou, ainda, com entrega de kits de higiene para todos os pacientes.

Quem participou, aprovou. As lágrimas nos olhos de Darcilene Ferreira, 32, que veio de Barcarena, em Belém, acompanhar o filho, Manoel Neto, de 5 anos, internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), entregam a emoção sentida no momento da apresentação.

“Eu choro porque me emociona muito ouvir uma palavra de conforto, uma música que fala sobre o que estou passando. Foi incrível viver isso aqui dentro e sair um pouco do ambiente da internação”, diz.

“É muito difícil estar internada, ainda mais quando o que foi de ruim aconteceu com o nosso filho. Infelizmente aconteceu e estamos aqui. Eu tenho fé que ele sairá dessa e voltaremos logo para casa”, acredita.

Para o pequeno Manoel Neto, a experiência valeu a pena. “Eu gostei muito de ver eles cantando, gostei da roupa deles também”, comentou.

Outra que marcou presença na apresentação do coral foi Lauranir da Conceição, de 33 anos, acompanhante do filho Ezequiel Ferreira, de apenas 1 ano e três meses, também em tratamento no CTQ. Animada com o momento especial, a dona de casa cantou todas as canções natalinas e agradeceu aos colaboradores da unidade pela ação.

“Essas canções natalinas sempre me passam muito conforto e alegria; me fazem relembrar de bons momentos da minha vida. A apresentação veio exatamente em um dia que eu precisava porque estava triste. Só tenho a agradecer a todos", declarou.

Segundo Roberta Cardins, supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do Hospital Metropolitano, a ideia foi justamente essa, tirar os pacientes, acompanhantes e funcionários um pouco de suas rotinas para que, juntos, celebrassem o natal, momento de confraternização e união.

"O período de internação é um processo que pode demorar e sabemos que estar em um hospital é um momento muito difícil, principalmente durante o Natal. Assim, por meio da apresentação do coral, o objetivo foi levar um pouco de alegria e conforto a todos", ressaltou a profissional.

Estrutura - Referência no tratamento de média e alta complexidade, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica - exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).

Anualmente, são realizados na unidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 500 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, consultas e exames laboratoriais, a partir de equipes multiprofissionais.

Texto de Alberto Dergan