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Setran fecha o ano de 2022 com mais de 300 km de novas estradas asfaltadas.

O número se soma a mais de 675 km de rodovias entregues em anos anteriores, e a 1.300 km em estradas em  obras. Há ainda 530 novas pontes por todo o Pará

Por Kátia Aguiar (COHAB)
23/12/2022 14h22

PA-380Obras estratégicas em várias regiões de integração do Pará foram entregues em 2022 pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), somando mais de 300 quilômetros de novas rodovias. Entre elas estão a  PA-407, conhecida por vicinal Acaí, em Igarapé Miri, rota de grande parte da produção de açaí do Pará, que é o maior produtor do fruto do Brasil. Na mesma região a Secretaria entregou também a ponte Gerson Peres (sobre o rio Meruú)  com 560 metros de extensão.

No Baixo amazonas, a Setran entregou a PA-439, em Oriximiná, PA-427, em Alenquer;  no nordeste paraense também foram entregues a PA-220, em Marapanim e da PA-462 em Augusto Corrêa  e, ainda a Vicinal Sococo, em Moju. O trevo do Peteca, na PA-483, em Barcarena, rota para o porto de Vila do Conde, também foi entregue totalmente reconstruído e pavimentado.

PA-287Também foram entregues as seguintes rodovias PAs: 380, 287, 467, 477, 424   e 448, somando, ao todo, mais de 300 quilômetros de novas rodovias.

 Ao todo, entre rodovias entregues e rodovias  que estão em execução de seus trechos finais, o número chega a 675 quilômetros nos últimos quatro anos de Governo Helder Barbalho.

Segundo o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, as obras de infraestrutura em Transportes continuam por todo o Pará, além das obras de rodovias entregues, há 1.324 quilômetros em obras, sendo 740 em construção e pavimentação de estradas em asfalto e 584 em obra  de reconstrução de rodovias, que tem asfalto, mas que precisam de obras de requalificação para melhorar as condições de trafegabilidade. É um projeto do governo Helder Barbalho, que redesenha toda a estrutura do modal rodoviário, com o asfalto chegando pela primeira vez em regiões distantes da capital do Estado;  “reconstruindo estradas, que não tinham condições de trafegabilidade, a exemplo da PA 150 e PA 279 no sudeste do Pará, ou garantindo que o asfalto chegue em regiões, que o povo nem sonhava mais, como no baixo Amazonas e Tapajós, onde o asfalto chegou em forma de um pacote de mais de 300 quilômetros de estrada, citando como exemplo a PA-254, maior rodovia em extensão do Pará, que nunca havia recebido asfalto e hoje estamos concluindo 45 quilômetros de pavimentação e asfalto” pontua Adler Silveira.

PA-467Entre as rodovias que recebem obras estão as seguintes rodovias PAs 159, 140, 419, 242, 150, 254, 287, 423, 467, 437, 256, 370, Perna Leste, Transuruará, vicinal Borralhos, PA 462,  PA 220, PA 477, PA 424, PA 124, PA 380, PA 322 e ainda a duplicação da BR 222, que foi estadualizada em Marabá.

Mais que construir estradas, o Governo do Estado também concentra esforços para garantir que as rodovias eliminem de vez a travessia por embarcações nos traçados das rodovias onde há rios. Somente nos últimos quatro anos, a Setran projetou a construção de quase 15 mil metros de pontes em todo o Estado do Pará.

PA-424Em construção direta foram projetados 5.831 metros de pontes, 139 unidades. Por meio de convênio, em parceria com as prefeituras, são 7.942 metros de pontes em concreto, 297 pontes, totalizando quase 14 mil  metros dessas estruturas em concreto todo o Estado do Pará. 

 Em números absolutos, são 515 novas pontes que vêm transformando a vida de pessoas em diferentes Regiões do Pará. Entre os exemplos estão as dez pontes em concreto construídas na PA-462, em Augusto Corrêa, no nordeste paraense, a ponte Acará-Miri em Tomé-Açu, na PA-451, no nordeste do Pará, que foi reconstruída e ampliada no importante corredor logístico do agronegócio paraense e ainda a ponte Tambaí-Açu, em Mocajuba, também no nordeste paraense, que foi construída na vicinal Guaíba, corredor de produtos da agricultura familiar. 

PA-448Também há pontes estratégicas em obras para a integração regional. Entre elas, as duas pontes na PA-370/Transuruará. A primeira sobre o rio Curuá-Una, em Santarém (60 metros); a outra, no trecho da rodovia em Uruará, sobre o rio Tutui (50 metros).

Há duas pontes de grande porte entre as 16 construídas na PA-256, a ponte sobre o rio Alto Acará (280 metros) e a ponte sobre rio Capim (560 metros). E há a terceira ponte sobre o rio Itacaiúnas, em  Marabá, que será construída por meio de convênio e, as duas pontes do Outeiro. A primeira está em reconstrução; e a nova ponte do Outeiro será erguida na 7ª Rua do Distrito. Também está em construção a ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu (480 metros).      

PA448Entre as pontes entregues pelo governo do Pará se destacam as três da Alça Viária: a ponte União (sobre o rio Moju), que foi reconstruída, e as pontes sobre os rios Guamá e Acará, que foram restauradas e, ainda, a construção da ponte Gérson Peres, essa última sobre o rio Meruú, na PA-151, no Baixo Tocantins. Um importante corredor logístico da produção de açaí.

Planejamento Estratégico 

Para o quadriênio 2023/2026, a Secretaria de Estado de Transportes programou para uma primeira etapa, para o segundo  de Governo Helder Barbalho, a execução de mil quilômetros de novas estradas na malha rodoviária estadual, que totalizam 23 rodovias beneficiadas, das quais 430 quilômetros serão licitadas ainda no primeiro semestre e 2023.Há ainda quase 1.500 metros de novas pontes de concreto.