HGT participa de projeto “Padrinho Solidário” e presenteia mais de 100 crianças de escola municipal
Os pedidos das crianças, em sua maioria, são brinquedos e materiais escolares
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), participou do projeto “Padrinho Solidário”, na última segunda-feira (19), organizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alfredo de Souza. A iniciativa, realizada há mais de oito anos, busca atender aos pedidos que as crianças escrevem em cartas e, em um ato de amor e solidariedade, um “padrinho” adota o pedido e presenteia a criança.
A professora Oneide da Silva, de 59 anos, comenta como gratificante é participar do Natal dessas crianças. “Já são oito anos que estamos nessa jornada com os padrinhos solidários e os alunos da nossa escola. Agradecemos a cada um”, comentou a educadora.
O HGT tem parceria há mais de cinco anos com a escola para homenagear os estudantes com entrega de brinquedos, realizando sonhos através dessa ação. Em sua maioria, os pedidos são brinquedos e materiais escolares.
“Eu e meu esposo estamos morando em Tailândia há pouco mais de três meses e soubemos do projeto por uma técnica de enfermagem do HGT. Ficamos muito sensibilizados e aderimos à ideia, levamos cartinhas, divulgamos e pedimos a ajuda das nossas famílias. Quando chegamos aqui, ficamos emocionados ao ver a felicidade dessas crianças. Nós temos uma outra realidade e ver que essas crianças, mesmo na sua simplicidade, vêm para a escola felizes sabendo que estão aqui para aprender, isso me deixa completamente emocionada”, pontuou a enfermeira Nadime Sofia Fraiha, de 28 anos.
Durante o evento, a escola, em parceria com o HGT, concedeu às crianças brinquedos e, também, os professores organizaram um lanche para que esse momento fosse ainda mais especial para os pequenos. Foram mais de 200 crianças beneficiadas com o projeto, sendo mais de 100 dessas apadrinhadas por colaboradores do Hospital que aderiram à iniciativa.
“O projeto é uma forma de levar alegria para essas crianças, a escola fica engajada de forma que elas ficam muito felizes e isso é importante demais. Abraço a causa e levo as cartas para que meus colegas adotem alguns dos pedidos. Parabéns a todos os envolvidos que se mobilizam para que esse projeto seja um sucesso todos os anos”, avaliou o professor e colaborador Dário dos Santos.
A iniciativa da qual a unidade participa faz parte do projeto “HGT Solidário”, que busca promover ações, objetivando obter ajuda de custo, alimentos e brinquedos para a realização de doações, beneficiando a população em situação de vulnerabilidade do município.
“Cada pessoa planeja o Natal de um jeito. Alguns passam ao lado de suas famílias, outros preferem passar com amigos, ou até mesmo sozinhos. A maioria das crianças cria expectativas sobre os presentes que ganhará, sobre os pratos que vai saborear e toda a magia que tomará conta de seus lares nessa época do ano tão especial. Mas, infelizmente muitas famílias têm seus sonhos frustrados pela desigualdade que existe no Brasil e, com isso, o Hospital Geral de Tailândia abraça há alguns anos o projeto. Nesse ano foram mais de 100 cartinhas. Presenciar a entrega dos presentes às crianças foi muito gratificante e emocionante, a grande maioria pede material escolar e ver a realização deles, o brilho no olhar é maravilhoso!”, explicou a coordenadora do GTH, Patrícia Manfrendi.
Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.
Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT