Sectet realiza ações que promovem o desenvolvimento econômico e social do Estado
Durante todo o ano de 2022, ações de fomento à tecnologia, inovação e educação beneficiaram milhares de famílias
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) desenvolveu, durante o ano de 2022, cerca de 20 programas e projetos de educação e fomento da ciência, tecnologia e inovação, que alcançaram todas as regiões do estado do Pará. Foram mais de 300 ações que beneficiaram diretamente cerca de 50 mil pessoas em todas as 12 Regiões de Integração do estado do Pará.
“São ações de fomento à tecnologia, inovação e educação que beneficiam não apenas quem participa delas, mas também permitem a melhoria de vida de suas famílias, comunidades e municípios. Por meio do incentivo ao empreendedorismo e da qualificação das pessoas estamos transformando este Estado. É esse o objetivo do governador Helder Barbalho e é por isso que vamos seguir trabalhando incansavelmente”, enfatiza a titular da Sectet, Edilza Fontes.
Dentre as centenas de ações realizadas pela secretaria em 2022, destacam-se: Programa Forma Pará, Startup Pará, Caravanas da Ciência e Tecnologia, Amazon Maker, cursos ofertados nas Usinas da Paz e nas Carretas Profissionalizantes, projeto Meu Endereço, inaugurações de Escolas de Ensino Técnico do Pará (Eetepas) e amplas reformas unidades escolares.
Forma Pará - processos seletivos este ano garantem a universalização.
Em 2022, o Programa Forma Pará ofertou 1.620 vagas em 33 turmas e 30 municípios. Com os processos seletivos especiais realizados este ano, referentes à chamada 2023 do programa, o Forma Pará chegou a todos os 144 municípios do Estado, o que representa a universalização da oferta de cursos de nível superior no Pará. Nesta etapa, estão sendo ofertadas 4.060 vagas. No total, em quatro anos de implantação, o Forma Pará chega a 9.775, mais que o dobro da meta inicial que eram 1.000 vagas por ano.
O Forma Pará é o maior programa de expansão do ensino superior do Brasil, trabalhando com turmas fora de sede. Realizado pelo governo do estado em parceria com as universidades públicas, prefeituras e organizações da sociedade civil, o programa leva cursos de nível superior, de forma presencial, aos municípios, oferecendo oportunidade de qualificação da mão de obra relacionada aos arranjos produtivos locais.
Transformado em política pública de estado pela Lei 9.324/21 em 2022, o Forma Pará lançou edital de credenciamento de instituições para a oferta de cursos de pós-graduação em nível de especialização. Foram inscritas cerca de 500 propostas, sendo selecionadas 177 oriundas de seis universidades públicas e uma privada. As propostas são destinadas a 94 municípios do Estado
StartUp Pará lançou seis editais em 2022
O Programa StartUp Pará tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento de ideias e empresas inovadoras com base tecnológica. Implementado no segundo semestre de 2021, o programa publicou este ano seis editais, abrangendo diversas áreas temáticas e apoio a soluções nas mais diversas demandas sociais. Até hoje, a Sectet investiu no programa aproximadamente R$11 milhões.
Em 2022, foram atendidas 79 empresas/projetos, por meio de consultorias e treinamentos nas regiões do Baixo-Amazonas, Carajás, Guajará, Lago de Tucuruí, Rio Capim, Tocantins e Xingu. Entre as startups incentivadas destacam-se as que promovem a bioeconomia, com a criação de produtos a partir da valorização de culturas como o açaí e o cacau. O Startup Pará também coloca em foco o empreendedorismo feminino com a publicação de edital especificamente voltado para as mulheres.
Eetepas - cursos técnicos preparam para o mercado de trabalho
Foram ofertadas 12.105 novas vagas em 2022 em cursos técnicos de nível médio nas Escolas de Ensino Técnico do Pará (Eetepas), sob a gestão da Sectet. Estão sendo atendidos pela rede um total de 16.790 alunos, em 246 cursos, distribuídos em 35 unidades da gestão própria ou em convênio. São cursos técnicos de fonte estadual ou por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nas modalidades de ensino técnico Integrado, Concomitante, Subsequente e Proeja.
Paralelamente à oferta dos cursos, foram entregues, em 2022, quatro novas Eetepas: Barcarena, Xinguara, Parauapebas e Breves. Foram realizadas também amplas reformas para adequação e melhoria da infraestrutura das unidades existentes, sendo atendidas 32 unidades em 11 Regiões de Integração. Ressalta-se, ainda, a instalação de laboratórios de física, química, matemática, dentre outros, todos equipados para o atendimento aos estudantes.
Caravanas da Ciência e Tecnologia
As Eetepas são os espaços onde são realizadas as Caravanas da Ciência e Tecnologia, que envolvem diferentes ações voltadas para a promoção do conhecimento científico. Em um formato itinerante, técnicos especialistas oferecem aos estudantes várias atividades de formação.
São oficinas, cursos de tecnologia, orientação vocacional, palestras sobre empreendedorismo entre outras atividades que ocorrem por uma semana e culminam com a Feira de Ciência e Tecnologia, onde os alunos apresentam o resultado do que aprenderam durante a Caravana e nos próprios cursos técnicos. A Caravana já percorreu 11 espaços diferentes com a participação de mais de 5 mil pessoas.
Capacitação profissional no programa Territórios Pela Paz (TerPaz)
Nas Usinas da Paz, equipamentos do programa Territórios Pela Paz, a Sectet é responsável por ofertar cursos de capacitação profissional. Uma das áreas mais concorridas é a Gastronomia. São mantidas Salas de Gastronomia em todas as UsiPaz instaladas em Belém, Ananindeua, Marituba, Canaã dos Carajás e Parauapebas. Em 2022, foram concluídas 180 turmas com a capacitação de 2.700 pessoas.
Também integram o TerPaz as Carretas Profissionalizantes, sendo a Sectet responsável por cinco delas: Carreta da Informática, Carreta da Estética, Carreta da Construção Civil, Carreta da Refrigeração e Carreta da Gastronomia.
Uma das mais procuradas pela população é a Carreta da Informática, que proporciona aos jovens e adultos cursos introdutórios e avançados em informática e tecnologia. Os cursos ofertados na Carreta são realizados em parceria com a Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento do Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal do Pará (UFPA). Este ano, foram atendidas pela Carreta mais de 300 pessoas na Região Metropolitana de Belém e outros municípios do estado.
Já as atividades da Carreta da Construção Civil são desenvolvidas em parceria com a Comissão de Regularização Fundiária da UFPA com a oferta de cursos de Apontador de Obras, Noções de Planejamento e Orçamento, Curso Básico de Pequenos Reparos e o curso de Formação de Instrutores. Este ano foram capacitadas 840 pessoas.
Amazon Maker
Dentro do Programa TerPaz, a Sectet desenvolve ainda o projeto Amazon Maker, laboratórios onde se aprende fazendo. O espaço já foi implantado em seis Usinas da Paz: Bengui, Cabanagem, Canaã dos Carajás, Icuí, Marituba e Paraupebas.
Até outubro de 2022, foram certificadas 3.590 pessoas nos cursos ofertados pelo projeto como treinamento para manusear equipamentos, Programação e Robótica, Modelagem e Impressão 3D e Informática.
Meu Endereço
O projeto “Meu Endereço – lugar de paz e segurança social” é mais uma das atividades realizadas pela Sectet nos Território pela Paz (TerPaz). O projeto atende as famílias dos bairros onde o TerPaz atua com uma equipe multidisciplinar que orienta e auxilia os moradores em relação ao direito à moradia; disponibiliza apoio técnico e jurídico na resolução de conflitos; faz levantamento topográfico, medição dos lotes, verificação das condições da moradia e da situação social das famílias.
O principal produto feito pelo projeto é o Kit Meu Endereço Certo, formado por documentos que embasam a solicitação do título de propriedade dos imóveis nos órgãos competentes. Este ano, foram entregues a famílias dos sete territórios do TerPaz onde o Meu Endereço atua, 105 kits.
Serviços para a população do Baixo-Tocantins
As ações da Sectet alcançam todas as regiões do estado, levando oportunidade de formação em todos os níveis, incentivando o empreendedorismo e a inovação. Como exemplo dessas ações regionalizadas, distinguem-se projetos realizados na região do Baixo-Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e com a Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Com o campus da UFPA em Cametá, são desenvolvidos três projetos de extensão. A “Plataforma de Compras e Vendas Online: Um Espaço Digital para Fomento das Atividade Comerciais e Recuperação Econômica do Comércio”, desde sua implantação, em março de 2022, atendeu cerca de 200 empreendedores da região e tem mais de 1.500 clientes. O projeto “Cursos Técnicos para Profissionalização nas Cidades de Cametá, Baião, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará” registra mais de 1.500 pessoas capacitadas para o mercado desses municípios.
Outro projeto desenvolvido pela Sectet em parceria com a UFPA é voltado para o diagnóstico da pandemia de Covid-19 na região. Por meio do “Aplicando Iot e censo para monitoramento de Covid-19 e imunização na região do Baixo-Tocantins” já foram realizadas mais de 5 mil entrevistas com a população, levantando dados sobre a imunização, rede de atendimento, nível de informação das pessoas, entre outros.
Em parceira com a Uepa de Cametá, o projeto desenvolvido é “Incubadora do Baixo-Tocantins”, que visa atender às demandas dos arranjos produtivos locais, agricultores associações, cooperativas e empresários. Foram atendidas durante 2022 mais de 1.300 pessoas.
“O ano de 2022 foi de grandes realizações pela Sectet. A maioria das metas estabelecidas foi ultrapassada e o impacto social das ações realizadas é de uma amplitude social imensurável. Para 2023, a expectativa é seguir nesse ritmo para levar esse estado ao patamar de desenvolvimento que o povo paraense merece”, avalia a titular da Sectet, Edilza Fontes.