Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania expande a cidadania com UsiPaz
Complexos comunitários denominados Usinas da Paz consolidam políticas públicas em diversas áreas em benefício da cidadania paraense
A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, e, por consequente, o funcionamento dos complexos comunitários chamados Usinas da Paz, desempenhou diversos trabalhos, neste ano de 2022, garantindo a permanência de políticas públicas e cidadania aos moradores da Região Metropolitana de Belém e da região sudeste do Estado.
Neste ano de 2022, a Seac acompanhou a execução e a entrega de sete, das oito unidades, das Usinas da Paz já em funcionamento. A UsiPaz Cabanagem, em Belém, desde janeiro deste ano; a UsiPaz Antônia Correia, no bairro de Nova União, em Marituba, desde março deste ano; e a UsiPaz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, desde março.
A lista tem também as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, desde maio e junho, respectivamente; e a mais recentes, UsiPaz Jurunas/Condor, entregue em outubro passado, que é a UsiPaz Terra Firme, entregue em dezembro deste ano. Está em construção mais uma unidade, em Belém, a UsiPaz Guamá, que será entregue no dia 12 de janeiro, no dia do aniversário de Belém.
De acordo com dados divulgados pelo Núcleo de Relações Institucionais da Seac, as Usinas da Paz realizaram mais de um milhão e trezentos mil beneficiamentos (1.384.904) no período de janeiro a novembro de 2022.
“Os números refletem a importância das UsiPaz como equipamento público disponível e acessível para as comunidades mais vulneráveis. No ano de 2022 ampliamos o número de Usinas em funcionamento na região metropolitana de Belém e sudeste do Pará, proporcionando aos moradores desses territórios oportunidades e garantia dos direitos fundamentais através de mais de 100 serviços ofertados pelas secretarias e órgãos que participam do Programa TerPaz. Nossos resultados no ano 2022 são significativos, mas ainda temos muito para caminhar e trabalhar. Para o próximo ano, as ações continuam e as parcerias irão aumentar para que possamos levar as UsiPaz para novos lugares.”, informou o secretário de articulação da cidadania em exercício, Julio Alejandro Quezada Jelves.
Simone da Silva, moradora do Benguí, um dos bairros beneficiados com a UsiPaz, percebeu a transformação que o complexo multifuncional trouxe para a comunidade. “Tiraram muitas crianças das ruas, agora estão fazendo diversas atividades, estão aproveitando esse espaço. Esse é um projeto muito bem elaborado. Eu era uma pessoa sedentária, vivia dentro de casa, deprimida, mas quando abriu a usina, esse espaço me deu uma nova esperança, levantando minha autoestima, fiz novas amizades, trocamos várias ideias, participando das atividades”, relatou Simone que já fez curso de Corte e Costura e as oficinas de gastronomia da UsiPaz do bairro.
O estudante Caio Felipe de Souza, de 18 anos, é de Marituba e está participando dos cursos ofertados pela usina do município. “Eu já participei do projeto Cenas de Paz e agora estou fazendo o futsal aqui na Usina. Estou achando incrível, eu nunca tinha feito esse tipo de curso, consigo agora me expressar melhor, falar melhor. Com a chegada desse espaço mudou muita coisa nesse bairro de Marituba, que era muito violento, tirou muitos jovens da criminalidade e agora estão tendo outras oportunidades”, disse o jovem que tem uma irmã que faz aula de natação na usina.
A moradora da Terra Firme, Elma Dias, foi até a recém inaugurada Usina da Paz do bairro para inscrever a filha, Eduarda Dias, de 10 anos, para uma atividade esportiva. “Vim aqui para matricular a minha filha na natação, isso aqui é uma grande oportunidade para nossa comunidade. Ter um espaço como esse, que traz benefícios não só no esporte, mas como emissão de documentos, na saúde.. Então é muito bom, está tendo muita procura pelos esportes, preencheu bem rápido as modalidades, minha expectativa é que continue esses serviços para nós”, pontuou.
Ações Itinerantes
Um dos projetos também executados no ano de 2022, foi o TerPaz Itinerante que levou diversos cursos profissionalizantes, além de ações de cidadania e saúde, por meio de carretas que, ao chegar na cidade, se transformam em local de atendimento e em uma sala de aula. O projeto já passou por 19 cidades, como na região metropolitana de Belém, Marajó, Mosqueiro, Marapanim, Vigia, Bragança, Curuçá, Maracanã, Salinópolis, São João de Pirabas, Mocajuba, Baião, Canaã dos Carajás e Traquateua.
De março a setembro de 2022, foram realizados 20.676 atendimentos, desses são 18.729 pessoas atendidas com as ações de saúde e emissão de documentos e 1.947 o número de pessoas capacitadas nos Cursos e Oficinas ofertados.
Entre os cursos ofertados estão nas áreas da Gastronomia, Estética, Informática, Construção Civil, Refrigeração e Saúde. O TerPaz Itinerante conta com diversos parceiros, como a Polícia Civil, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Educação (Seduc), Universidade Federal do Pará (Ufpa), Universidade Estadual do Pará (Uepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Arquidiocese de Belém.