Hospital Geral de Tailândia conquista prêmio Top Quality, em gestão de qualidade
Premiação foi concedida pela MFC Consultoria, empresa que aplica soluções para a produtividade em ações empresariais
Desde o mês de junho passado, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) vem promovendo o Sistema de Gestão da Qualidade com base no Programa 5S (Seletividade/Sistematização/Sem Sujeira/Saúde/Socialização), projeto criado pela MFC Consultoria com uma metodologia que alia a capacitação no programa 5S com a integração da gestão da qualidade.
O HGT intensificou mudanças necessárias e dessa forma, desenvolveu processos mais controlados e com facilidade de encontrar as coisas, ter ambientes mais limpos e higiênicos, e de maior visão para a busca constante das melhorias e superação de desafios. Em vista disso, com a adesão ao desafio de conquistar a certificação de qualidade da, o HGT conquistou o prêmio Top Quality Ouro na última quinta-feira, 15 de dezembro.
“Receber o prêmio Top Quality Ouro foi o reconhecimento do empenho e dedicação de todos os colaboradores do HGT. Esse prêmio proporcionou as nossas equipes ainda mais motivação para darmos continuidade no belíssimo projeto 5S. Nosso próximo desafio é ganhar o prêmio Top Quality Excelência e para conseguirmos ganhá-lo precisaremos continuar aplicando os conceitos da Validade Requerida: tudo com capricho, zelo e amor; Consciência Associativa: limpeza de primeiro mundo e a Simbiose: um por todos e todos por um”, comentou o enfermeiro do setor de Qualidade, Milton Neto.
O prêmio Top Quality, para introduzir no país uma metodologia fundamentada nas bases de ações dinâmicas, através das técnicas do Programa 5S, tem intenção de alinhar os processos à sistematização, motivar os colaboradores, fazendo que eles desenvolvam visão de futuro aos resultados favoráveis que produzem a felicidade do cliente, valores intangíveis moldados e controlados e o sonho da sustentação financeira.
O presidente da MFC Consultoria, Maurício Cavalcante, explica que durante esses meses desenvolvendo o programa no Hospital Geral de Tailândia implantou a qualidade holística, projeto que utiliza os 5S altamente remodelados pela MFC para uma mudança comportamental e cultural entre as pessoas no sentido de pensarem e agirem em nível de primeiro mundo. “Nosso maior desafio é fazer com que as pessoas aceitem o projeto para que, assim, aconteça essa mudança. Fazer com que eles não caiam no comodismo da desordem, da sujeira, de fazer as coisas de qualquer jeito. O resultado que esperávamos e conquistamos é esse, motivação entre os colaboradores”, comentou.
Além disso, a gestão do HGT pretende elevar ainda mais a qualidade organizacional, dando continuidade no Programa 5S, buscando agora conquistar o prêmio Top Excelência, que compreende o atendimento aos 5S e conceitos da gestão da qualidade. “Nossa intenção é tornar o HGT uma referência, com atendimento e organização de primeiro mundo”, enfatizou Mauricio Cavalcanti.
A usuária Raimunda de Fátima, de 63 anos, comentou sobre a conquista. “Hoje precisei vir ao hospital e consegui um bom atendimento. Venho poucas vezes, mas sempre que precisei tive uma boa experiência. A organização institucional está ótima, em questão de limpeza também. Não há do que reclamar. Sempre achei o HGT uma instituição bem organizada e conquistar esse prêmio é algo muito bom, principalmente para os que trabalham aqui, isso é resultado do esforço de todos. Parabéns”, disse a professora.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
SERVIÇO
O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.
Texto de Pedro Amorim / Ascom HGT