Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E LAZER

Rota Belém-Fort Lauderdale liga Pará aos Estados Unidos em voo direto

Por Governo do Pará (SECOM)
16/12/2022 14h18

O Governo do Estado do Pará e Azul Linhas Aéreas iniciaram a retomada das operações aéreas entre as cidades de Belém e Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). O evento de 'batismo' da aeronave ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém, com a presença de autoridades do Executivo estadual, representantes da companhia aérea e da Infraero, administradora do aeroporto.

As viagens entre as duas cidades serão realizadas de forma direta, em aeronaves Airbus A320neo, que possuem capacidade para 174 passageiros, e foram programadas para ocorrer quatro vezes na semana, com duração aproximada de 5h30 de voo.  

A iniciativa de incremento da malha aérea internacional é parte de uma estratégia do Governo do Pará de divulgação e apoio à comercialização dos produtos paraenses no mercado norte-americano, com a inclusão de destinos turísticos do estado nos portfólios de pacotes e roteiros de viagem de agências de viagens, a partir da acessibilidade no transporte garantida pelo voo da Azul.

"Mais uma vitória da gestão Helder Barbalho. O reestabelecimento do voo para Fort Lauderdale, que faz parte de uma estratégia de rápida reconstrução da malha aérea do Pará, após a instauração da Pandemia da Covid, que destruiu toda a malha aérea internacional, não somente do estado, mas em todo o mundo. Nós já estamos superando o número de movimentação de passageiros e de aeronaves nos aeroportos do nosso estado desde o início deste ano. E o passo mais difícil que era a retomada dos voos internacionais estamos dando agora, com esse voo tão importante para uma conexão com o maior mercado emissor de turistas do mundo que é o EUA”, afirma o secretário de Turismo do Pará, André Dias.

De acordo com o Gerente de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo, as viagens entre Belém e Fort Lauderdale foram interrompidas devido ao pico da pandemia causada pela Covid-19. Por essa razão, a retomada desta operação é bastante significativa para a companhia. “Como Belém é um hub da companhia aqui na região Norte e nós temos um grande número de operações diárias, todos esses voos conectados à capital conseguem se beneficiar dessa nova operação internacional da companhia”, revela.

Grandolfo também explica que o voo passará por uma fase de maturação e as expectativas são positivas. "A gente considera o voo Belém-Fort Lauderdale uma rota nova porque ele ficou quase 3 anos sem ser operado. Então existe todo um trabalho de divulgação tanto do Governo como da Azul para que efetivamente as pessoas tenham ciência que o voo foi retomado. É um voo que precisa ser amadurecido. Por outro lado, como ele já existiu então já havia uma memória do público acostumado com o funcionamento dele, logo a ocupação e a procura tende a aumentar e a ser cada vez maior", garante.

Para Odone Bizz, superintendente da Infraero, o sentimento é de felicidade. “Estamos gratos por oferecer para a população novamente essa possibilidade, seja via turismo, comércio ou trabalho para um dos destinos mais procurados do mundo, que é o norte-americano. Nos preparamos para esse dia”, disse. 

A partir do Aeroporto Internacional de Belém, a Azul também proporciona ligações com os aeroportos de Altamira, Breves, Carajás, Paragominas, Marabá, Monte Dourado, Salinópolis e Santarém – no Pará. Além de Boa Vista (RR), Confins (BH), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Macapá (AP), Recife (PE), São Luís (MA) e o aeroporto de Viracopos (SP), de onde é possível se conectar aos mais de 150 destinos operados pela companhia no Brasil e do exterior, como Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, e Lisboa, em Portugal.

"O voo Belém-Fort Lauderdale está inserido numa estratégia de divulgação e apoio à comercialização dos produtos paraenses para o mercado norte-americano, com a inclusão dos nossos destinos em seus portfólios de pacotes e roteiros de viagem, através dessa parceria com a Azul", conclui André Dias.

As passagens para a operação da Azul entre Belém e Fort Lauderdale já estão disponíveis e podem ser adquiridas pelo site www.voeazul.com.br, nos canais oficiais da companhia e também nas agências de viagens parceiras.

Texto da Ascom Setur