Em 2022, ações educativas do Detran formaram cidadãos conscientes no trânsito em todo o Pará
Um dos focos do Departamento é voltado para os condutores do futuro: projetos que alcançam crianças, adolescentes e jovens em escolas, universidades, Usinas da Paz e comunidades
Agentes de trânsito do Detran distribuídos em diversos pontos do estado garantiram a orientação, o fluxo e a paz no trânsito entre os condutoresAs ações educativas realizadas pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) ao longo do ano de 2022 ganharam o formato de atividades e serviços relacionados à segurança no trânsito com o objetivo de promover comportamentos seguros em todo o território paraense.
As operações sazonais ocorreram durante feriados e datas com grande fluxo de veículos para os balneários do interior do estado, como carnaval, Semana Santa, Corpus Christi e Operação Verão, focados em municípios como Salinópolis, Santa Bárbara, Santarém, Alenquer e Juruti. Já o projeto "Por todo o Pará", neste ano, atendeu a região do Rio Capim com ações educativas nas vias voltadas à conscientização da população.A melhor formação para os motoristas do futuro está entre os focos do trabalho de educação desenvolvido pelo órgãoProjetos de educação para públicos específicos foram amplamente desenvolvidos, com destaque para o "Detran nas Empresas", com palestras focadas na prevenção de acidentes, traumas e lesões. Outra ação nesse segmento foi o projeto "Reeducando com Valor", que atende pessoas encaminhadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) para o cumprimento de medidas alternativas a fim de participarem de palestras voltadas à conscientização para mudança de comportamento de risco no trânsito. Outro Projeto que se sobressaiu foi o "Escolas em Trânsito", que trabalha a educação para o trânsito de maneira lúdica através de vídeos e linguagens artísticas para crianças, adolescentes e jovens em escolas públicas e privadas, universidades, Usinas da Paz e comunidades.
Demandados pelas prefeituras, diversos cursos especializados para condutores foram realizados durante o ano, entre eles os cursos de formação profissional de mototaxistas, transporte escolar e condução de veículos de emergência. O Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Educação para o Trânsito também percorreu 19 municípios neste ano, atendendo cerca de 630 participantes.
Desde o início do mês de novembro, as equipes concentram esforços nas ações integradas da Operação BR-316, atuando na orientação à população sobre comportamento seguro durante as obras de requalificação no perímetro.
Reforço tecnológico - Em 2022, a fiscalização de trânsito do Detran se aperfeiçoou com o suporte da tecnologia. Os agentes de fiscalização ganharam câmeras corporais. As 350 bodycams acopladas nos uniformes estão assegurando mais transparência e segurança durante as abordagens de trânsito.
A Central de Controle de Operações Viárias - Sentinela é um braço fundamental no trabalho de fiscalização do DetranA Central de Controle de Operações Viárias – Sentinela, que desde 2021 monitora o trânsito com sistema de videomonitoramento, ajudou na regularização de centenas de veículos e ampliou o alcance da fiscalização com o apoio de 65 equipamentos de captação de imagens instalados nas rodovias estaduais.
Além disso, com a ajuda da tecnologia, o Detran está reduzindo em mais de 10% a quantidade de acidentes motivados pelo excesso de velocidade, fruto da presença dos 184 controladores de velocidade instalados pelo Detran.
Completando o tripé do sistema de segurança viária, a engenharia de tráfego do Detran em 2022 avançou na organização do trânsito dos municípios e duplicou o número de cidades contempladas com as obras de sinalização vertical e horizontal. O Departamento já percorreu 54 municípios e 35 rodovias estaduais, implantando aproximadamente 331 mil metros quadrados de pintura e mais de 25 mil metros quadrados de placas de sinalização viária.
Mutirões - Em 2022 o Detran intensificou o atendimento de veículos e habilitação no interior do Estado, aproximando o órgão cada vez mais da população. As ações itinerantes e mutirões realizados pelo órgão objetivam levar os serviços do Detran à comunidade de forma prática e cômoda sem que o usuário tenha que se deslocar à sede, em Belém, ou a alguma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) mais distante.
Departamento garante presença em pontos de maior fluxo de veículos e usuários durante feriados, nos principais balneários do estadoA Coordenadoria de Registro de Veículo (CRV) realizou 2.819 atendimentos em Moju, Medicilândia, Pacajá, Nova Ipixuna do Pará, Paragominas, Acará, Mocajuba, que contribuíram para a diminuição da espera para a resolução de diversos problemas e situações de usuários destas regiões.
Também foram realizados atendimentos intensificados nas operações sazonais realizadas pelo órgão, como Verão e Carnaval, especialmente em Salinópolis e Santa Bárbara/Mosqueiro, balneários com o maior número de frequentadores nestes períodos.
Já a Coordenadoria de Habilitação de Condutores (CHC) trabalhou intensamente para finalizar as demandas ainda acumuladas da pandemia de Covid-19, quando os prazos para finalização dos processos foram suspensos. Foram mais de 90 ações entre mutirões e atendimentos itinerantes em diversas regiões do Pará, somando aproximadamente 73 mil atendimentos contabilizados até o momento.
Regularizar veículos e CNHs também é uma estratégia do Detran de tornar o trânsito mais seguro em todo o estado, especialmente nas cidades que não dispõem de Ciretran ou mesmo na Grande Belém, onde a demanda por esses serviços é sempre crescente. “Nossa estratégia em 2022 foi triplicar o atendimento volante, para melhor atender o usuário que precisava de alguma regularização, e também tornar o Detran mais presente na comunidade, ajudando na segurança viária desses municípios”, destaca a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
Texto: Asdecom Detran