Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA

"Asfalto por Todo o Pará" mantém quatro frentes de obras em Mosqueiro

Serviços incluem 7 km de vias com obras de drenagem, meio-fio, calçadas, entre outros

Por Giovanna Abreu (SECOM)
16/12/2022 09h06

“Éramos uma comunidade esquecida e desprezada, no inverno tudo ficava ainda pior. Idosos e pessoas com deficiência tinham muita dificuldade de mobilidade na rua Bela Vista. Ver essa obra acontecer é ver que existe trabalho sério sendo feito. Eu, que antes pensava em me mudar, agora estou com o coração feliz e grato por ver o trabalho que está sendo realizado. Vamos fazer uma festa quando a rua for entregue”, ressalta a aposentada Maria de Nazaré Abucater, moradora há 19 anos do distrito de Mosqueiro.

Além da rua Bela Vista, no bairro da Mangueira, a rua Francisco Xavier Cardoso e as travessas Eurico Romariz e Maracaja estão em obras, no distrito de Mosqueiro, em Belém, pelo Programa ‘Asfalto por Todo o Pará’, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Ao todo, os serviços contemplam mais de 7 km de vias.

“Nós atuamos com dedicação para melhorar a qualidade de vida e a mobilidade urbana desse distrito. O nosso objetivo é fazer sistemas de drenagem, calçada, meio-fio, além da pavimentação asfáltica. Hoje, as pessoas conseguem trafegar com dignidade em diversas ruas dos bairros de Mosqueiro, a exemplo de Maracajá, Aeroporto, Praia Grande, São Francisco, Farol, Ariramba, Carananduba, Murubira, Vila, Baia do Sol”, reforça o secretário-adjunto da Sedop, Valdir Acataussú.

Maria José Lima é dona de um restaurante na rua Francisco Xavier Cardoso há sete anos e a dificuldade de acesso era um empecilho para aumentar as vendas. “Quem vinha comprar comida, tinha dificuldade de chegar até aqui, por conta da via ser só buraco, agora a realidade é outra porque a nossa rua está ficando belíssima. Pro restaurante traz muitos benefícios com um acesso de qualidade. A expectativa é de crescimento”, pontua. Com cerca de 60% das obras na rua já concluídas, a construção da calçada e da sarjeta estão sendo finalizadas.

Na travessa Maracajá são executados os serviços de drenagem profunda, pavimentação, meio-fio e calçada. A professora aposentada, Nazaré Ferreira, conta que se sente mais segura com a chegadas das obras.

“A realidade era precária, estava muito ruim o acesso na rua. É a primeira vez na vida que eu vejo esse tipo de serviço sendo feito aqui. O coração fica muito feliz, por estarem olhando pelas necessidades do povo. Espero que esse trabalho continue, porque realmente traz mais qualidade de vida e segurança para transitar”, diz Nazaré.

Morador há quase 30 anos, do bairro da Mangueira, em Mosqueiro, Valderico Sena afirma que era difícil andar de bicicleta na via. “Antes era horrível, até pra passear de bicicleta era perigoso, porque era só lama e buraco. Com o trabalho que estão fazendo o serviço ficará de primeira qualidade. Antes os moradores queriam vender as casas, agora não querem mais, porque elas estão valorizadas. Fico feliz demais, serviços assim melhoram a vida dos moradores”, assegura.