Alunos da oficina de teatro na UsiPaz Cabanagem ensaiam Auto de Natal
O espetáculo escolhido pela turma é uma adaptação da obra de Maria Clara Machado, que será encenado de 21 a 23 de dezembro na UsiPaz
Ensaios diários e muita dedicação é a rotina dos alunos em busca do brilho no palco do teatro da UsiPaz Alongamento, aquecimento de voz e concentração são técnicas repassadas a mais de 20 alunos do curso de teatro promovido pela Usina da Paz Cabanagem, em Belém, nas últimas semanas. A turma ensaia para entrar em cena com o Auto de Natal “O Boi e o Burro a Caminho de Belém”, uma adaptação da obra de Maria Clara Machado.
Lucas Bereco, instrutor da oficina de teatro“A gente optou em fazer esse espetáculo porque quer aproveitar o clima de Natal, e essa é uma obra que tem a temática natalina. Além de tudo, é uma peça muito leve, muito lúdica. Vai ser um grande presente para comunidade da Cabanagem”, informa Lucas Bereco, instrutor da oficina de teatro da UsiPaz.
Joel Júnior vai interpretar José no Auto de NatalUm dos atores do espetáculo é o aluno Joel Júnior, que vai interpretar José, pai de Jesus. Ele conta que a Usina da Paz concretizou um sonho antigo. “Teatro eu gostava desde criança. Hoje tenho 28 anos, mas na minha infância não tinha isso por aqui. Às vezes, era um sonho distante. A gente ficava só com aquilo na cabeça, mas o teatro da Usina veio para cá e realizou nossos sonhos. Chegar aqui e participar dessa turma me ajudou psicologicamente a ocupar nosso dia a dia, nossa mente. É só felicidade fazer parte do teatro. Estamos entusiasmados com esse espetáculo. Vai dar tudo certo”, afirma.
Expressão - O curso de teatro na Usina da Paz surgiu começou logo no início do ano, e foi dividido em módulos. “A oficina de teatro tem o objetivo de dar oportunidade para aos jovens da comunidade se expressarem através da arte. O sucesso do primeiro módulo, que foi a oficina de iniciação teatral, fortaleceu o grupo, que eles denominaram como ‘Mequetrefes’. A partir desse grupo, os alunos tiveram muita vontade e continuaram fazendo aulas de teatro, aulas de música e dança para melhorar a expressão corporal”, informa a coordenadora de Cultura da UsiPaz Cabanagem, Gabriela Farias.
Gabriela Farias, coordenadora de Cultura da UsiPaz CabanagemEla ressalta ainda que, ao observar a necessidade da comunidade de continuar trabalhando com a arte e a valorização da cultura, foi planejada nova estratégia para atender à demanda. “A gente trouxe no segundo semestre a continuação da oficina, dividida em duas partes, a expressão corporal e a iniciação teatral. Para quem só assistiu da primeira vez e não consegui se inscrever, a gente abriu novas vagas, e agora iniciou a segunda parte, que é a preparação do Auto de Natal. É importante dar voz a eles. A gente sabe que os jovens têm dificuldade em se expressar, e através do teatro eles têm essa visibilidade. No teatro, a gente está formando futuros artistas de Belém. Daqui vão sair novos atores, professores e pesquisadores da área. A gente trouxe essa iniciativa, e está dando tudo certo”, relata a coordenadora.
Segundo André Campos, outro aluno da oficina de teatro, “está sendo uma experiência bem diferente, porque o teatro é uma experiência fantástica, muito bacana de se ver, e a Usina da Paz abriu essa oportunidade muito grande para as pessoas aqui do bairro. Antes, eu tinha vergonha, não conseguia falar em público. Mas agora, com o teatro, eu já mudei. Já consigo me expressar melhor. O teatro é minha paixão”.
Serviço: O Auto de Natal “O Boi e o Burro a Caminho de Belém” entra em cartaz no dia 21 de dezembro e prossegue até o dia 23, no teatro da Usina da Paz Cabanagem, em Belém. As sessões são gratuitas, sempre as 19 h.