Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'PORTAS ABERTAS'

Seaster leva ação de cidadania à comunidade do Curió Utinga

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/11/2017 00h00

Com o objetivo de levar cidadania, saúde, segurança alimentar e nutricional e ações de emprego e renda, além de assistência social, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou, em parceria com o Centro Comunitário Castanheiras do Curió Utinga, o projeto Portas Abertas Cidadão. Ocorrendo pela primeira vez na Região Metropolitana, a programação iniciou às 8 da manhã deste sábado (18) e se estende até às 17 horas.

Pela manhã, foram emitidas 150 carteiras de identidade, mais 50 certidões de nascimento, além de terem sido feitos cadastros de artesãos, de trabalhadores no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e de famílias no Cadastro Único. Na área da saúde, foram disponibilizados atendimentos de odontologia, avaliação e orientação nutricional, testes rápidos de glicose e aferição da pressão arterial. Pela tarde, a programação ainda conta com palestras sobre violência doméstica, empreendedorismo com foco no artesanato e manipulação de alimentos.

Para a secretária titular da Seaster, Ana Cunha, é muito importante levar esse tipo de serviço para perto daqueles que precisam acessá-lo. “Entendemos que as famílias que pertencem às comunidades do Curió Utinga não têm acesso rápido a esses serviços pelos mais diversos motivos. Por isso, poder trazer essa ação até eles e concentrar serviços de extrema necessidade, é uma responsabilidade que o Governo do Estado tem buscado atender, através de suas secretarias, e a Seaster está de portas abertas para recebê-los da melhor maneira”, declarou.

Outros municípios como Barcarena e Curuçá, já receberam o projeto que está pela primeira vez em Belém e é considerado estratégico para a garantia de direitos da comunidade do entorno do Parque do Utinga. “A Seaster tem um papel fundamental nesse grande projeto do Governo do Estado, que é o ‘Viva o Entorno’, que se preocupa em atender as comunidades próximas ao Parque do Utinga. Os documentos que estão sendo emitidos são básicos para o acesso aos serviços de saúde, assistência e emprego”, pontuou a diretora de renda, cidadania e combate à pobreza da Seaster, Elinéia Ruth Campos.

Outras ações já vêm sendo desenvolvidas pela secretaria no bairro como levantamento socioeconômico, cadastramento para os serviços de transferência de renda, ações de manipulações de alimentos e palestras sobre empreendedorismo e artesanato. “Essa ação foi articulada junto à secretaria visando a importância de trazer esse serviço até a nossa comunidade. Por isso, foi firmado um compromisso de não fazer somente um evento, mas trazer uma série de outros para atender a necessidade dos moradores”, explicou o presidente do Centro Comunitário Castanheiras, Antônio Carlos Sabóia.

ATENDIMENTOS

Os irmãos Sérgio Castro e Christian de Lima aproveitaram a oportunidade para tirar as segundas vias de suas carteiras de identidade e exaltaram a importância desses serviços estarem acessíveis à comunidade. “Temos dificuldade para chegarmos em alguns locais, por isso é de suma importância que esse tipo de trabalho venha até a comunidade. Ainda quero assistir a palestra de manipulação de alimentos, porque eu trabalho com venda de comida e isso vai me ajudar bastante”, disse.

Já a dona de casa Delina Santiago procurou o centro para emitir a segunda via da certidão de nascimento do filho de 16 anos. “A certidão original dele já está muito danificada e, para mim, essas ações deveriam ser constantes, porque facilitam o acesso para as pessoas. Algumas trabalham e não podem ir até os locais de emissão, outras não tem condições”, considerou.