Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural promove Feira da Agricultura Familiar
Evento será nesta quinta-feira (15) no Ministério Público Federal, na rua Domingos Marreiros, no bairro do Umarizal, em Belém
Bijuterias compõem os itens à venda na feirinhaNesta quinta-feira (15), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), por meio do Escritório Regional das Ilhas, realiza a Feira Itinerante da Agricultura Familiar no Ministério Público Federal (MPF-PA), em Belém, onde serão comercializadas peças artesanais como biojoias, ecojoias, além de produtos da gastronomia, com mel, e ainda de itens de hortifrutigranjeiros, plantas e terrários. A participação em eventos como este garante aos expositores um acréscimo de até 30% na renda familiar.
Artesã de Ananindeua, Luana Baía, de 34 anos, passou a confeccionar laços e tiaras, há quatro anos, como forma de enfrentar uma depressão desencadeada após a perda de uma filha recém-nascida. "Comecei a ter crises de depressão, e conseguir superar por conta do artesanato", lembra Luana. Hoje, além do apoio social, o artesanato contribui para o suporte financeiro e nesse aspecto, o projeto do órgão estadual é mais uma oportunidade de comercialização. "Essa iniciativa da Emater é maravilhosa, pois o artesanato é minha fonte de renda, e consegui através destas feiras ampliar minhas vendas", conta.
Ao todo foram mobilizados 28 expositores atendidos pela empresa dentro da Região Metropolitana de Belém para participar da feira no MPF. “Este evento é mais um canal de venda direta ao consumidor, e uma forma de divulgar o trabalho dos produtores que são atendidos de forma contínua pelos técnicos da Emater, com orientação em todas as etapas do processo produtivo até a comercialização dos produtos. Essa orientação técnica é baseada nos princípios da agroecologia, visando a sustentabilidade nas dimensões econômica, social, ambiental, cultural e política”, ressaltou Luciana Moreira, engenheira agrônoma e responsável pelo projeto.Produtora exibe hortaliças e verduras
Apoio – o projeto coordenado pelo Escritório Regional das Ilhas tem como principais atividades a realização de Feiras itinerantes, interativas e integrativas a outros projetos e organizações; a integração e a comercialização dos diversos segmentos agropecuários; o apoio à comercialização dos produtos da cadeia empreendedora familiar; a capacitação e aperfeiçoamento aos agricultores e artesãos; a organização associativa dos Artesãos; o incentivo ao empreendedorismo; a melhoria da qualidade dos produtos ofertados; e a promoção de geração de renda.
SERVIÇO:
Feira Itinerante da Agricultura Familiar da Emater
Data: 15 de dezembro de 2022
Local: Ministério Público Federal, na rua Domingos Marreiros, nº 690, no bairro do Umarizal, em Belém.
Horário: de 8h às 16h.
Texto de Paula Portilho