"Transformando Vidas através do I.R do Bem" é tema de mesa-redonda promovida pela Jucepa
Junta reforça a importância de incentivar os contribuintes a direcionar parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais
A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) realizou na última segunda-feira (12), no auditório da OAB/PA, em Belém, a mesa-redonda "Transformando Vidas através do I.R do Bem e Novos Serviços da Jucepa", com as participações de Cilene Sabino, presidente da Jucepa; Aiua Reis, gerente do Registro Mercantil da Jucepa; Renato Paixão, representante do Movimento I.R. do Bem; José Laurindo Júnior, representante da Receita Federal do Brasil; e Luiz Paulo Guedes, conselheiro do CRC/PA.
“É uma causa importante e que pode traz uma suavização para um país que ainda tem tanto rechaço com a matéria da tributação. A tributação solidária nos puxa a esse ideal de que temos um dever de colaboração e de cooperação”, declarou Cilene Sabino, presidente da Jucepa, na abertura do evento, em que ressaltou a importância de incentivar os contribuintes a direcionar parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais.
Conforme dados da Receita Federal, 358 mil contribuintes do estado utilizam o formulário completo, o que os viabiliza como potenciais doadores. Se todas essas pessoas destinarem parte do valor para projetos sociais, poderiam ser arrecadados cerca de 190 milhões de reais, beneficiando, assim, diversos projetos socioculturais.
Para falar mais sobre o projeto e esclarecer questões relacionadas à destinação do Imposto de Renda para causas sociais e culturais, Renato Paixão representante do Movimento I.R. do Bem, destacou que o contribuinte pode reverter até 6% do imposto a pagar (conforme tabela dos limites de incentivos federais das pessoas físicas) para apoiar iniciativas e as ações transformadoras que beneficiam muitas pessoas, não só no Pará, mas em todas as regiões do Brasil.
No ano passado, mesmo o Pará sendo o estado com maior número de projetos aprovados na região Norte, em um total de 18 projetos, apenas 5 pessoas físicas doaram para projetos da própria região. Por isso, o intuito da palestra foi ampliar o potencial de doadores e fazer com que mais recursos fiquem dentro do estado.
Sobre a VR Projetos - A VR Projetos é especializada em prestar consultoria e captar recursos através das leis de incentivo junto à iniciativa privada para a realização de projetos culturais transformadores, educacionais e esportivos, como o BookTruck, Estante de Histórias, Sacola Literária, Empreender para um Brasil melhor, dentre outros.
Lei de Incentivo - É a lei federal que proporciona que empresas e pessoas físicas contribuam para levar a cultura a todos de uma maneira democrática e direcionando parte de seu imposto para diversas iniciativas sociais, culturais ou esportivas, beneficiando milhares de pessoas em todo o Brasil.