Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, Sejudh se destaca pela defesa dos direitos dos paraenses

Além de realizar uma série de atendimentos, garante também a emissão da carteira de identidade, de forma gratuita

Por Gerlando Klinger (SEJU)
10/12/2022 14h21

Neste sábado (10), comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data que é celebrada desde 1950 e marca a oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Pará, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos tem a atribuição de promover ações e políticas públicas que discutam a importância da data.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é referência mundial para a garantia dos direitos e proteção da própria condição humana. O documento foi concebido a partir das violações constatadas na 2ª Guerra Mundial como forma de garantir, pela primeira vez, um padrão de direitos e liberdades para todas as pessoas e para todos os povos.

O que são direitos humanos? - A defesa dos direitos é a defesa de direitos básicos, como o direito à vida, mas também estão incluídos neles o direito à moradia, à saúde, à liberdade e à educação. 

“A Sejudh se destaca hoje pela transversalidade de suas ações, que atendem a diversos segmentos da população, entre as quais as Caravanas de Cidadania e Direitos Humanos, o Projeto Girândola, o atendimento a migrantes e refugiados, entre outros serviços, como a expedição de documentos como o RG”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Valber Milhomem.

Maria Antônia Sousa é moradora de Cametá e foi pelas ações da Sejudh que ela conseguiu um novo documento de identidade. “Quando eu mais precisei foi por meio da Sejudh que eu consegui um novo documento de identidade e para conseguir os benefícios que são meus de direitos”, afirmou. 

Declaração dos Direitos Humanos - Considerado como o documento mais traduzido do mundo na história moderna, que está disponível em mais de 360 idiomas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece os direitos fundamentais garantidos aos seres humanos, de qualquer nacionalidade, raça, religião, cultura, classe social, orientação sexual, gênero, entre outras especificidades que diferenciam as pessoas.

Sejudh - De segunda a sexta-feira, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará realiza atendimentos à população. Em várias áreas de atuação, a Sejudh se destaca hoje na defesa irrestrita dos direitos humanos: mulheres, indígenas, quilombolas, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, direito do consumidor, redução de danos de drogas, etc. 

Além de promover todo esse atendimento, a Sejudh garante também a emissão da carteira de identidade, de forma gratuita. Os agendamentos são sempre às sextas-feiras, a partir de 8h, na sede da Secretaria, na Travessa 28 de setembro, 339, no bairro da Campina, em Belém.