Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLENIDADE

Sectet e UFPA realizam a “Cerimônia do Jaleco” do curso TSB da Usipaz Icuí-Guajará

Curso é ofertado pelo Governo do Estado por meio da parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica e a Faculdade de Odontologia da UFPA

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
08/12/2022 10h44

A turma do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Usina da Paz do Icuí-Guajará participou na noite desta quarta-feira (7) da “Cerimônia do Jaleco”, momento que marca o início do aprendizado prático dos futuros profissionais. O curso é ofertado pelo Governo do Estado por meio da parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A solenidade foi marcada pela emoção de cursandos e familiares que lotaram o auditório da Usipaz. A técnica da Sectet, Tânia Santana, representando a titular da Secretaria, Edilza Fontes, incentivou os estudantes a seguirem buscando conhecimento e profissionalização na área, pois o mercado é promissor.

“O mundo está cada vez mais competitivo, por isso, é preciso estar em constante busca de conhecimento. Hoje vocês estão fazendo o curso técnico e podem se tornar grandes cientistas. Continuem estudando, sejam profissionais humanizados e abracem essa vontade de querer estar sempre se aperfeiçoando. Procurem ser os melhores profissionais que vocês puderem e o mercado irá abraçar vocês. Sucesso!”, desejou a representante da Sectet.

O coordenador do curso TSB e professor da Faculdade de Odontologia da UFPA, Erick Pedreira, destacou que a cerimônia marca a finalização do aprendizado teórico e início do ciclo clínico dos cursandos, que a partir desse momento irão viver a prática da odontologia. Ele ressaltou ainda o déficit de técnicos em saúde bucal no estado e o grande mercado que aguarda a formação desses novos profissionais.

“Segundo dados do Conselho Regional de Odontologia, existem hoje registrados no Pará cerca de 7.000 cirurgiões dentistas e apenas 1.300 técnicos em saúde bucal. Isso mostra que há no mercado um déficit, uma perspectiva grande que esses profissionais assim que terminem o curso ganhem a possibilidade de estarem desenvolvendo suas atividades”, afirmou.

Erick Pedreira informou que em parceria com a Sectet, a turma da Usipaz Icuí-Guajará é a segunda a realizar a cerimônia e que estão em funcionamento mais quatro turmas no estado. “Agradeço a oportunidade de oferta do curso ao governador Helder, à secretária Edilza Fontes e também ao professor Carlos Maneschy, que incentivou a realização do curso quando estava à frente da Secretaria”, disse o coordenador dos cursos TSB.

Também participaram da mesa do evento as professoras Anete Cartágenes e Leila Favacho; a diretora da instituição responsável pela certificação do curso TSB (Eetepa Vilhena Alves), Vânia Carneiro; e a representante da Usipaz Icuí-Guajará, Simone Rosário.