Projeto 'Conhecendo os Pensadores' incentiva leitura em alunos da rede pública
Escola Prof. Jorge Lopes Raposo, em Belém, incentiva o aperfeiçoamento da escrita, da oralidade e do raciocínio lógico dos estudantes
Com o intuito de incentivar e despertar nos alunos o hábito pela leitura, a Escola Estadual Prof. Jorge Lopes Raposo, em Belém, desenvolveu o projeto literário “Conhecendo os Pensadores”. A iniciativa foi direcionada, inicialmente, aos estudantes que estão finalizando o ensino fundamental, para que possam conhecer a biografia e a importância dos grandes intelectuais das áreas de Ciências Humanas e Sociais
Toda ação ocorreu por fases, durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2022. Nesse período, foram realizadas palestras sobre a relevância dos pensadores, a escolha dos filósofos e uma intensa pesquisa acerca das obras de cada um deles. Ao final, houve a culminância do projeto com a apresentação dos trabalhos em slides, podcasts ou vídeos.
A equipe da estudante, Stephanie Ferreira, pesquisou sobre Pitágoras de Samos, que fez parte dos pré-socráticos. “A importância de participar desse projeto para nós, enquanto alunos, foi tudo isso, serviu como introdução à filosofia. Não entramos muito a fundo, mas pesquisamos a biografia, além das suas obras literárias. O trabalho em equipe foi fundamental para que a gente pudesse colocar em prática todo o projeto e foi, com certeza, uma experiência fantástica”, afirmou.
De acordo com a professora Elioneth Lisboa, o projeto busca deixar os alunos aptos às mudanças implementadas com o Novo Ensino Médio. “Desenvolvemos essa atividade para incentivar os alunos a conhecerem mais sobre a história dos grandes intelectuais, atrelado à disciplina de língua portuguesa, objetivando complementar o ensino em sala de aula. Portanto, tudo isso representa uma verdadeira iniciação aos estudos da filosofia, para fazer com que os estudantes pudessem pesquisar a biografia dos autores, mas também entenderem a importância de cada um deles e o legado deixado”, ressaltou.
Parceria - É importante destacar que todo o projeto contou com o suporte da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe). A adesão às práticas de leitura que se aproximam das áreas de conhecimento e de saberes como a filosofia, de forma desafiadora, através da pesquisa e da construção de texto orais (podcasts) e multimodais (slides e vídeos), possibilita que os alunos explorem e desenvolvam a capacidade de se expressar e pensar criticamente, além de introduzir os alunos aos itinerários formativos do Novo Ensino Médio.
O Siebe promove orientação aos seus mediadores de leitura e acompanha projetos exitosos como os realizados na Biblioteca da Escola Estadual Prof. Jorge Lopes Raposo, que estimulam a inter-relação dos espaços de ensino: a sala de aula e a biblioteca, atendendo às metas dos planos e programas de educação em vigência na Seduc, além da dinamização e circulação de atividades leitoras.
De acordo com a coordenadora do Siebe, Silvia Fernandes, o setor é responsável por cuidar da mediação de leitura, das ações pedagógicas e, principalmente, atua na formação de leitores na rede estadual de ensino. “Hoje, temos uma equipe multidisciplinar, formada por bibliotecários, professores de letras, códigos de linguagem e artes. Esses profissionais são responsáveis, dentro de cada biblioteca, por cuidar desses espaços, estimular os alunos a frequentarem o local e contribuir para o desenvolvimento da comunidade”.
Silvia Fernandes disse, ainda, que “a leitura é uma ferramenta importantíssima no processo de aprendizagem dos alunos, que passam a ter mais conhecimento sobre o mundo, interpretação textual, a escrita e a própria oralidade. Portanto, o Siebe trabalha com uma série de atividades pedagógicas voltadas essencialmente para a formação de novos leitores”, complementou a dirigente.