Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
“DEZEMBRO VERMELHO”

Sespa leva testagem em massa para HIV e outras ISTs em municípios marajoaras

Além dos testes, estão sendo oferecidas palestras, realizados informativos em mídias locais e outras programações

Por Melina Marcelino (SESPA)
07/12/2022 11h20

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através do 7º Centro Regional de Saúde (CRS), realiza no período de 05 a 10 de dezembro, nos municípios de Salvaterra, Soure e Muaná, no arquipélago do Marajó, uma campanha de testagem em massa em alusão ao “Dezembro Vermelho”, campanha dedicada ao combate ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além dos testes, estão sendo oferecidas palestras, realizados informativos em mídias locais e outras programações. 

Para maior efetividade da campanha, foram determinados diversos pontos diferentes nas três cidades visando atingir o maior número de pessoas possível. Em Soure, as testagens estão sendo realizadas nas Unidades de Saúde da Família de Pacoval, Bairro Novo, Tucumanduba e Matinha. Já em Salvaterra, a ação em saúde está ocorrendo nas unidades de Lauro Souza, Dom Pedro e Nova Colônia. Em Muaná, a estratégia adotada visou cobrir a zona rural da cidade, na Vila Ponta Negra, nas Unidades Básicas de Saúde Manoel Duarte da Costa e Irmão Tino Simionato.

Só no primeiro dia de ação, foram realizados mais de 300 testes. Yuri Silva, técnico do 7º CRS e coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Marajó, falou sobre a importância da iniciativa:

“É, sem dúvida, um mês especial. Esperamos que ações como essa nos ajudem a saber a real situação das ISTs em nossos municípios, combater a subnotificação e chegar rápido a um diagnóstico e o subsequente tratamento. Também é importante salientar a importância da informação em saúde para a população marajoara combater a proliferação de ISTs”, declarou.

A ação tem como objetivo realizar mais de mil testes em cada um dos municípios envolvidos até o fim da campanha.

Texto: Edilson Teixeira/Ascom Sespa