Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Construção da ponte sobre o rio Alto Acará entra na fase de concretagem dos blocos dos pilares

Construção da ponte, que terá 280 metros de extensão, irá garantir a interligação terrestre do vale do Acará com a região do rio Capim

Por Kátia Aguiar (COHAB)
07/12/2022 09h05

Uma obra histórica, que colocará fim à travessia por balsa no trecho da PA-256 entre as comunidades de Forquilha e Vila Palmares, a construção da ponte sobre o rio Alto Acará, na PA-256, no nordeste paraense, ocorre em duas frentes de trabalho.

A estrutura, que terá 280 metros de extensão, tem um segmento focado na montagem de toda sua infraestrutura em um canteiro terrestre, que consiste na execução dos serviços de confecção de estacas, blocos de fundações, lajes de acesso, pilares e travessas de apoio das vigas. Na outra frente, os serviços avançam junto às margens do rio, com a execução das fundações em estacas com camisa metálica, que darão origem aos pilares de sustentação da ponte. 

Segundo o secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, a construção da ponte do Alto Acará garante a interligação terrestre do vale do Acará com a região do rio Capim. “Simultaneamente também ocorre a execução as estacas dos dolphins, que compõem o sistema de proteção dos pilares, garantindo navegação segura e integridade da estrutura física da ponte”, destaca Silveira.  

A obra faz parte de um projeto de construção e pavimentação de 150 quilômetros da PA-256, criando um novo corredor logístico paralelo, a partir da rodovia BR-010, à PA-150, que é rota para o sul e sudeste do Pará, regiões grandes produtoras mineral e do agronegócio. Também está sendo construída a ponte sobre o rio Alto Capim, com 580 metros de extensão, que fica localizada entre os municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará, além da substituição de 16 pontes de madeira no concreto na extensão da PA-256 em obra. 

A PA-256, que é uma das vias mais extensas e importantes do Pará, com 364 quilômetros de extensão. A rodovia interliga nove municípios: Mocajuba, Cametá, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas. O prazo de entrega da PA-256 toda pavimentada e com sinalização de trânsito horizontal e vertical é julho de 2023.