Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SUSTENTABILIDADE

Santa Casa recebe cerca de mil potes de vidro do projeto E+ Reciclagem da Equatorial

Doação se destina ao Banco de Leite do hospital que incentiva o aleitamento materno e assegura o leite humano a recém-nascidos que não podem mamar

Por Governo do Pará (SECOM)
06/12/2022 13h03

Equipes da Santa Casa e da Equatorial Energia no ato de entrega dos potes de vidro para o Banco de Leite Humano Desde 2019, o Acordo de Cooperação Técnica entre  a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) com a Equatorial Energia, por meio do projeto E+ Reciclagem, já garantiu ao Banco de Leite Humano (BLH) da instituição a captação de milhares de potes de vidros usados para o armazenamento do leite humano doado.

Agora em 2022, no período de janeiro a novembro, o projeto realizou a doação de 934 potes de vidro com tampa plástica rosqueável (tipo de café solúvel).

A nutricionista Vanda Marvão, responsável técnica pelo BLH, considera a parceria essencial para a reposição regular do estoque de potes, já que as doações feitas por pessoas físicas são em menor volume e nem sempre são frequentes.Os frascos de vidro utilizados pelo Banco de Leite "Uma grande importância da parceria é a periodicidade da doação desses frascos pelo E+ Reciclagem, que nos dá uma certa garantia de que esses potes não  vão faltar para o kit de coleta entregue às doadoras e também  para o processamento do leite depois que é doado", informa a nutricionista.

O processamento do leite humano é uma das etapas de garantia de qualidade do leite doado, quando ele é submetido a altas temperaturas. Com o tempo e a repetição desse processo, os potes podem ser avariados e precisam ser substituídos, por isso a necessidade  de captação frequente.

 As doações, sejam pela parceria ou por pessoas físicas, que deixam os potes na portaria da Santa Casa, são sempre bem-vindas, e além de ser o gesto solidário, também contribuem para a redução de resíduos descartados no meio ambiente, já que os vidros ganham mais tempo de uso, ressalta Vanda Marvão.

"A gente está contribuindo com a sustentabilidade, junto com a Equatorial, pois esses vidros são reaproveitados para o armazenamento do leite doado, que também é um gesto de amor ao próximo , ecologicamente correto,  incentivado e apoiado pelo Banco de Leite. Para existir doação de leite humano, tem que ter amamentação e a amamentação diminui o consumo de energia, que seria necessário no preparo de fórmulas e na fabricação de recipientes para o armazenamento e administração dessas fórmulas", ressalta Vanda.

Para captar os frascos a Equatorial disponibiliza pontos de coleta de materiais recicláveis distribuídos pela cidade, onde qualquer cidadão pode deixar sua doação. Além disso, uma parceria do Projeto E + Reciclagem com cooperativas de catadores, como a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Icoaraci (Cocavip), também favorecem a captação dos frascos em uma maior quantidade. O coordenador da  Juventude Catadora da Cocavip, Brendo dos Santos  explica como é feita essa coleta.

"A gente entra em contato com pessoas que moram próximo a cooperativa e esses moradores já separam os recipientes e nos entregam. Outras empresas e instituições da Região Metropolitana de Belém, que colaboram conosco, também já fazem voluntariamente essa separação dos frascos e nós vamos buscar", detalha.

Na última semana, 171 potes coletados pela Cocavip foram entregues por integrantes da cooperativa e da Equatorial ao Banco de Leite da Santa Casa. O supervisor do projeto E+ Reciclagem, Geison Braga, destaca a importância social da parceria.

"Nós temos mantido os nossos esforços para captar esses frascos em todos os nossos postos de coleta e também buscando novos parceiros como está sendo essa parceria com a Cocavip, que nos ajuda a ampliar a captação, que tem um papel ambiental, mas também social, pois está voltado para o Banco de Leite da Santa Casa, que desenvolve um trabalho muito bonito e que só vem beneficiar a sociedade", afirma.

As doações dos frascos de vidro e tampa rosqueável (tipo de café solúvel) podem ser feitas nos postos de coleta do projeto E + Reciclagem da equatorial ( confira os endereços no clicando em https://pa.equatorialenergia.com.br/locais-de-coleta-2/) ou entregues na recepção da entrada de servidores da Santa Casa, na Rua Bernal do Couto, 1040.

Texto de Etiene Andrade / Ascom Santa Casa