Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVALIAÇÃO

Galileu tem "termômetro de qualidade" para estimular melhoria dos serviços aos usuários

Qualitômetro avalia fluxos e procedimentos da gestão, administração e assistência

Por Governo do Pará (SECOM)
06/12/2022 09h11

A excelência nas práticas, fluxos e condutas para fortalecer a atuação dos profissionais no atendimento aos usuários são evidenciadas no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na capital, através de um projeto que mede a qualidade dos serviços dos setores. O "Qualitômetro" é um programa de auditorias internas que visa principalmente estimular procedimentos de excelência e cuidado ao paciente, além de avaliar o pleno funcionamento da administração e gestão da instituição. 

O objetivo do projeto é disseminar as práticas de qualidade na assistência e no ambiente hospitalar. “As auditorias do 'Qualitômetro' são aquelas de primeira parte, que preparam a instituição para receber os auditores de segunda parte, como a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), bem como as de terceira parte, que são as externas, como as da Organização Nacional de Acreditação (ONA)”, explicou Paula Narjara, gerente institucional de Qualidade.  

’Qualitômetro’ sinaliza desempenho de procedimentos de excelência e cuidado ao pacienteDurante o processo, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da unidade faz auditoria, mensalmente, de todos os setores da instituição a partir de 12 critérios elaborados pelo setor. “Esses requisitos, como cumprimento de prazos, qualidade das análises críticas e desenvolvimento de seus liderados irão mensurar o desempenho de cada gestor com suas demandas diárias”, informou Paula Narjara.

Após as auditorias, o Núcleo disponibiliza o resultado, premiando quem cumprir todos os requisitos exigidos durante as auditorias. “Esse padrão exigido pelo HPEG reflete o compromisso institucional em cumprir com os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de ter gestores comprometidos com sua assistência e com o princípio administrativo de eficiência”, finalizou a gerente.

Resultados - A enfermeira Jéssica Barbosa, responsável pelo Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), passou pela auditoria e atingiu o resultado máximo do processo. Para ela, “manter-se acima da meta é sempre desafiador, pois várias situações podem interferir no resultado. Mas o importante é que o setor consiga compreender onde apresentou fragilidade para, assim, trabalhar medidas para que elas não voltem a ocorrer. O setor trabalha na coordenação de atividades como investigação, prevenção e controle”.

Para Júlia Bizigatth, responsável pelo setor de Contratos do Hospital Galileu, a qualidade no serviço prestado aos usuários resulta da atuação de todos os setores. “O acompanhamento dessas práticas precisa ser diário. Um trabalho que deve estar inserido em nossa rotina profissional no hospital”, disse Júlia, que também obteve a pontuação máxima no Qualitômetro.

Práticas como estas refletem na assistência e no serviço prestado na unidade. Este ano, o Galileu alcançou a acreditação ONA nível 3- Acreditado com Excelência. A certificação avaliou os critérios de segurança, de gestão integrada dos processos e excelência em administração.

“A dedicação de nossa equipe é fundamental para mantermos nosso atendimento e excelência. Incentivamos estratégias e iniciativas que visam à disseminação de boas práticas dentro do hospital. E com as auditorias do Qualitômetro conseguimos mensurar a atuação de cada setor e continuar implementando ações de melhoria contínua”, ressaltou Flávio Marconsini, diretor executivo do HPEG. 

Serviço: A unidade, localizada na Rodovia Mário Covas, 2553, é um Hospital Público, administrado pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).  

Texto: Ascom Galileu