Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL

Estado reforça combate ao capacitismo no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Governo do Pará, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promove políticas públicas para inclusão de PCDs

Por Gerlando Klinger (SEJU)
03/12/2022 12h26

Equipe da Sejudh atua no fortalecimento de políticas públicas que garantam inclusão e dignidade às pessoas com deficiência Neste sábado (3) é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de promover diferentes compreensões sobre as múltiplas deficiências. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Gerência de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, garante ações de promoção da cidadania, fortalecimento de políticas públicas e combate ao capacitismo. 

De acordo com o gerente da pessoa com deficiência, Rafael Carmo, a data se propõe a mobilizar assuntos de interesse da pessoa com deficiência. "A defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Ou seja, essa data tem como objetivo a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência. Quando falamos em direito, estamos falando em acesso à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros”, apontou. 

Edie Helion é estudante de medicina e paratleta da natação. Ele foi atendido pela Gerência da Pessoa com Deficiência para viabilizar apoio em seu deslocamento para algumas competições de natação em 2022. Ele comentou a importância de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. 

“São ações importantes e eu mesmo estou abrangido por algumas políticas públicas para PcD. São inúmeros os benefícios que temos aqui no Estado e, além disso, essas políticas públicas garantem nossos direitos estabelecidos em lei”, disse o paratleta que trouxe duas medalhas de ouro e uma prata de uma competição paraolímpica que participou no Rio Grande do Norte. 

A Gerência de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência tem um trabalho voltado à articulação, promoção de direitos, além de emissão de documentos para o público específico. “Nos próximos dias estaremos realizando nos municípios de Ananindeua (região metropolitana de Belém) e Colares (nordeste do Estado), as oficinas sobre acessibilidade e os direitos de Pessoas com Deficiência”, afirmou Rafael Carmo. 

A Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência fica na sede da Sejudh, na Rua 28 de setembro, 339, no bairro da Campina, em Belém, com horário de funcionamento de 8h às 14h.