Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Ceasa do Pará realiza palestra sobre o "Novembro Azul" para colaboradores

Enfermeira e acadêmicos do curso da Universidade do Estado do Pará (UEPA) participaram do momento com servidores, que puderam fazer dosagem de glicemia e verificação de pressão arterial

Por Áurea Gomes (CEASA)
30/11/2022 12h12

No mês de novembro, quando se celebra o "Novembro Azul", uma campanha voltada para a conscientização do homem sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, as Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA), através do seu Núcleo de Planejamento e Projetos (NPP), promoveram na manhã desta quarta-feira (30) uma palestra voltada para o assunto com a participação dos servidores e servidoras da instituição.

A palestra, ministrada pela enfermeira Ana Beatriz, tratou sobre a doença explicando os sintomas e formas de prevenção, atraindo a atenção dos presentes. “Entre os principais sintomas está a vontade frequente de urinar e urina com sangue. É necessário que o homem realize os exames a partir dos 40 anos, como PSA (Antígeno Prostático Específico,) que é o de sangue, e o toque retal que identifica outros tipos de doença, além do câncer de próstata. Os exames de rotina salvam vidas, não se deve esperar sentir algum sintoma quando se pode identificar a doença muito antes de se tornar irreversível”, enfatizou. 

Alunos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do curso de Enfermagem, participaram do momento realizando dosagem de glicemia e verificação de pressão arterial. A enfermeira e docente Caroline Guedes, que coordenou a ação, reforçou a importância dos exames: “nossa missão é alertar os homens para que percam o medo de realizar os exames periódicos e possam num eventual diagnostico positivo, tratar a doença para buscar a cura”, arrematou. 

O servidor Roberto Pontes disse que é preciso quebrar preconceitos através do conhecimento. “Estes momentos são importantes, pois é o conhecimento que nos diz o que devemos saber para cuidar da saúde, verificar o que está acontecendo com a nossa saúde para buscar os meios para a cura. E desta forma, também darmos exemplo para outros homens para que deixem o preconceito de lado e cuidem do nosso bem mais valioso a nossa vida”, observou.

O presidente da Ceasa do Pará, Francisco Chapadinha, enfatizou a importância dos cuidados básicos que os homens precisam ter com a saúde. 

“Realizamos uma palestra sobre o 'Outubro Rosa' alertando as mulheres sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, agora estamos alertando com o 'Novembro Azul' a população masculina sobre o perigo do câncer de próstata. É uma questão de consciência, além dos hábitos saudáveis recomendados como prática de exercícios, fazer uma boa alimentação, não fumar e manter o peso adequado à altura, realizar exames necessários para verificação de doenças como o diabete e hipertensão, é importantíssimo, se fazer regularmente, o exame de próstata, e sem preconceito, é só consultar um urologista, e em caso do diagnóstico precoce da doença se poder combater no início", alertou o gestor.