Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Usuários do Hospital Geral de Tailândia assistem à classificação do Brasil na Copa

A iniciativa do Grupo de Humanização, que muda o clima no ambiente hospitalar, é oferecida na área de Pronto Atendimento

Por Governo do Pará (SECOM)
29/11/2022 18h27

Em sintonia com a Copa do Mundo do Catar, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, oferece a seus usuários a oportunidade de assistir aos jogos da seleção brasileira. A ação é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que reconhece a importância de acompanhar, mesmo a distância, esse evento esportivo mundial, propiciando um ambiente alegre e descontraído, o que contribui para a melhoria do quadro de saúde dos pacientes.

HGT adota ações de humanização do ambiente hospitalarNa segunda-feira (28), no jogo entre Brasil e Suíça, usuários e acompanhantes assistiram à seleção nacional vencer a Suíça por 1 x 0, já garantindo a classificação para a próxima fase do Mundial, na televisão instalada na área de Pronto Atendimento.

“O clima e a torcida pela Copa do Mundo 2022 tomou conta do Hospital. Usuários torceram ansiosos pela vitória do Brasil. O GTH teve a iniciativa de exibir os jogos da seleção nos televisores da Recepção para que, enquanto o usuário aguarda o atendimento, possa se distrair e torcer pelo hexa. A humanização hospitalar é uma das grandes preocupações da assistência em saúde. Propicia uma satisfação maior para todos os envolvidos; um atendimento desse tipo deve ser personalizado", disse Patrícia Manfredi, coordenadora do GTH, acrescentando que a humanização da assistência à saúde reduz o sofrimento humano e as percepções de dor, melhorando a qualidade de vida.

Cuidados - O uso de atividades recreativas na unidade vem se mostrando benéfico, já que a atividade lúdica permite a construção de um plano de cuidados de acordo com a individualidade de cada paciente.

Para o aposentado José Rodrigues, 65 anos, um dos torcedores, “a Copa do Mundo é uma alegria; assistir, comemorar, partilhar. Gosto de futebol, jogava muito quando era criança. Vim acompanhar minha esposa, e essa iniciativa do HGT fez com que a tarde fosse mais agradável. Foi uma ótima ideia. Nem todo mundo tem condição de acompanhar. Assisti várias edições da Copa e independente de ganhar ou perder, sempre gostei muito de acompanhar”.

O HGT realizou a ação de humanização também no jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo, quando derrotou a seleção da Sérvia por 2 x 0, no último dia 24.

Segundo o médico Marcello Ferreira, diretor Técnico do HGT, “essas ações reforçam o conceito de ambiência da Política Nacional de Humanização (PNH), permitindo ao usuário um espaço saudável e acolhedor durante o processo de hospitalização, e garantindo acompanhar um evento esportivo de grande importância, gerando impacto positivo para a saúde mental do indivíduo”.

O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim – Ascom/HGT