Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO

Com mais de 48 mil postos de trabalho, Pará mantém saldo positivo na geração de empregos

O setor de serviços foi o que mais empregou no Estado: com 21.570 postos de trabalho gerados

Por Governo do Pará (SECOM)
29/11/2022 16h05

O novo estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na tarde desta terça-feira (29), reforça a manutenção dos empregos entre os meses de janeiro e outubro deste ano e ainda aponta liderança do Estado do Pará em relação aos demais estados da Região Norte.

Segundo o Dieese, no mês de outubro foram feitas, em todo o Pará, 34.688 admissões, contra 33.220 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 1.468 postos de trabalhos. Ainda segundo o Departamento, todos os setores econômicos do estado apresentaram saldos positivos de empregos formais, com destaque para o setor serviços com a geração de 21.570 postos de trabalhos, seguido do setor da construção com a geração de 9.559 postos de trabalhos; Comércio com a geração de 7.547 postos de trabalhos; Indústria em geral com a geração de 5.195 postos de trabalhos e a Agropecuária com a geração de 4.958 postos de
trabalhos.

"O Pará vem em uma sequência de dados positivos de emprego, há uma trajetória de crescimento. É importante sinalizar que alguns setores chegaram até a apresentar queda, mas mesmo assim mantivemos a trajetória de crescimento,e mantivemos ao longo do ano liderança na região Norte. A expectativa é que possamos fechar este ano gerando mais empregos e contabilizando cerca de 50 mil postos de trabalho", destaca o técnico do DIEESE, Everson Costa.

O Dieese ainda destaca a flutuação do emprego formal dos estados nortistas nos últimos 12 meses (Nov/2021-Out/2022), que demonstra o Pará líder da empregabilidade com 47.727 postos de trabalhos, seguido do estado do Amazonas com a geração de 39.558 postos de trabalhos; Rondônia com 17.257 postos de trabalhos; Tocantins com a geração de 15.510
postos de trabalhos e Acre 8.330 postos de trabalhos.

No balanço do ranking nacional deste ano (Jan-Out) o Pará obteve a décima terceira posição do país, como estado que mais gerou empregos formais.  O titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocencio Gasparim, acredita que a manutenção da agenda de obras, a injeção de recursos na economia por meio do comércio, a antecipação do 13º salário e a proximidade das festas de final de ano indicam movimentação na economia paraense.

"Mesmo com a ausência de recursos por parte do governo federal, o governo estadual seguiu aquecendo a economia, investindo em abertura de vagas e potencializando a qualificação e os programas de transferência de renda. Nós mantemos uma expectativa positiva em relação à empregabilidade no Pará. Com as festas de final de ano, o recebimento do décimo terceiro, a população passa a injetar recursos no comércio, no serviço, o que com certeza, garante a abertura de novas vagas e de novas oportunidades no mercado formal".

Os dados atualizados são parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho
do Estado do Pará, parceria entre o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e
Estudos Socioeconômicos e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de
Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).