Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

"Decola Day" realiza mentoria de ideias de negócios, em Belém

A programação do evento é voltada apenas aos aprovados na primeira fase do Edital Uepa 60/2022

Por Monique Hadad (UEPA)
28/11/2022 11h43

Tiago da Silva (Acervo Pessoal), do projeto social "Mochileiro pela. Educação", é um dos destaques da programação Reconhecer, valorizar e desenvolver as ideias empreendedoras de professores, técnicos, alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), além de estudantes de Escolas Tecnológicas do Estado. Esse é o objetivo do Decola Day, que será realizado amanhã (29), das 8h às 18h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém. A programação pode ser acessada no site do Programa Decola.

Esse é o primeiro evento presencial destinado aos participantes dos 60 times aprovados na primeira fase do Edital Decola, programa da Uepa com financiamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet), que também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA). 

Um dos destaques é a palestra de Tiago da Silva, do projeto social Mochileiro pela Educação. O jovem alagoano, do município de Junqueiro, define-se como empreendedor social. Sempre estudou em escolas públicas e desde pequeno acreditou que a educação salvaria a sua vida. Ao se formar em Gestão de Recursos Humanos, Tiago resolveu colocar em prática a ideia de viajar o Brasil distribuindo livros por escolas públicas, ONGs, aldeias indígenas, quilombos e grupos sociais de jovens reunidos. O foco são cidades onde o acesso à leitura é menos favorecido. 

Tiago da Silva é graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes (Unit Alagoas), especialista em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT), e em Psicologia, pela Unit. Na palestra Carreira e Propósito, ele contará sobre os primeiros passos de carreira e empreendedorismo, a evolução do meio digital e a importância das Soft Skills nesse momento, a criatividade como forma de destaque, a relevância dos livros e da educação na jornada do estudante, a trilha do pensamento empreendedor e suas competências principais para um cenário tão desafiador como o atual. “Estou muito feliz pelo convite e feliz em poder contribuir com o Programa Decola. A expectativa está muito alta, li o edital e vi algumas equipes selecionadas e suas ideias e confesso que fiquei muito animado com o potencial de transformação e negócios apresentado”, elogia.

Outro destaque da programação é Davi Braga, que se define como empreendedor, escritor, palestrante, mentor e influenciador. Criador da startup LIST-IT, aos 13 anos, Davi buscava criar uma ferramenta online de agilização na compra de material escolar. A iniciativa o levou a participar do Shark Tank Brasil, reality show de empreendedorismo produzido e exibido pelo Sony Channel. Davi Braga também é fundador da Jovens Protagonistas, que presta mentoria a jovens empreendedores. Segundo seu site, foi o mais jovem participante do TEDx no Brasil, além de ser o mais jovem (com 16 anos) autor de livro de empreendedorismo publicado no Brasil. Em 2019, também foi eleito um dos jovens mais influentes do Brasil pela Forbes Under 30.

A programação do Decola Day é voltada apenas aos aprovados na primeira fase do Edital Uepa 60/2022. Cada uma das 60 equipes é formada por 4 integrantes. O Programa ainda conta com o apoio de mentores e instituições parceiras. No total, o evento calcula alcançar cerca de 350 pessoas diretamente envolvidas nesta primeira etapa.

O Programa Decola tem como finalidade estimular a comunidade acadêmica e alunos de Escolas Tecnológicas a propor ideias criativas com potencial empreendedor para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos, conforme os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através de produtos, serviços ou processos inovadores. Os aprovados no Programa recebem suporte financeiro e mentorias para fomentar e materializar a ideia de empreendimento.

Texto: Nailana Thiely (Projeto Decola)