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Seminário debate políticas para Educação Infantil na Amazônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/11/2017 00h00

Para consolidar o regime de colaboração com os municípios paraenses na área da educação infantil, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) e da Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental, promove nesta segunda-feira (20) e na terça (21) o seminário “Educação infantil: as infâncias amazônicas em foco”, no auditório da Escola Técnica Anísio Teixeira, em Belém. O evento reunirá gestores municipais e educadores da Seduc para discutir  políticas públicas, planos municipais e os desafios da educação infantil no Estado. 

A abordagem que o seminário fará do tema é mais abrangente, tratando das diversas questões relacionadas à educação e à assistência à criança - comuns nas diversas “infâncias” da Amazônia, considerando-se a diversidade de cultura e origem social –, incluindo indígenas, ribeirinhas, urbanas e quilombolas, informa Solange Barros, coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc.

“O seminário reflete a dinâmica de trabalho da Seduc nessa área, mediante colaboração técnica e pedagógica, independente da divisão de competências entre Estado e Municípios”, ressalta Solange Barros.

A estratégia faz parte do esforço da Secretaria de Educação para cumprir as metas estabelecidas pelo Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, que visa alterar o cenário da educação paraense e consolidar o Pacto pela Educação. Os indicadores até agora analisados apontam a consistência das mudanças empreendidas a partir de um conjunto de projetos que formam eixos específicos desse programa.

Ampliar a população de crianças e jovens na escola é uma meta primordial dessa estratégia, e eventos, como o seminário, respondem adequadamente aos pressupostos do programa, que a Seduc executa com o apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Concepção - Além de mobilizar gestores municipais, o seminário tem o objetivo de “compreender a concepção e o sentido das infâncias amazônicas, dialogando acerca dos desafios da educação infantil de cada região e do cenário atual da educação brasileira”, acrescenta Solange Barros.

Todos os gestores das secretarias municipais de Educação foram convidados para o seminário, realizado em regime de colaboração e partilha das informações que contribuirão para a criação de um banco de dados referente à educação infantil no Pará.

A programação será composta de mesas-redondas e conversas sobre diversos temas pertinentes à educação infantil. A abertura ocorrerá às 09 h da segunda-feira, com a participação da secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, e do secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva.

Com inscrição gratuita, o seminário é destinado exclusivamente às equipes das secretarias de Educação do Estado e dos municípios. (Colaboração de Nélio Palheta).

Programação técnica: 

Dia 20 – segunda-feira

• Mesa-redonda sobre o tema “Territorialidade e construção de identidade da criança amazônica”. Ministrantes: professora Ana D´Arc Azevedo (Universidade do Estado do Pará - Uepa) e Rosilene Quaresma.

• À tarde, mesa-redonda sobre o tema “Políticas para a Infância e Sociodiversidade na Amazônia”, debatido por representantes das coordenadorias de Educação Indígena, Educação Especial e Educação Quilombola, representadas, respectivamente, pelos professores Nonato Câncio, Creusa Santos (Copir/Saen) e Liliane Fiúza de Melo (Coees/Seduc). Mediação do professor Walter Gomes.

• Mesa-redonda sobre o tema “O Direito à Educação Infantil: Legislação e o Currículo”. Palestrantes: professor doutor Francisco Willians (Uepa); professora Fátima Cravo (Seduc/Saen) e representantes do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Municipal de Educação de Belém. Mediação: professora Nazaré Vilhena.  

Dia 21 – terça-feira

• Mesa-redonda sobre o tema “Política de Atendimento à Infância – a criança amazônica em foco”. Participação de Antônio Sena, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e Rosemary Almeida Nogueira, da Caec/Sem, além de representante da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Mediação: professora Rosilene Quaresma. 

•Encerramento – ao meio-dia, com uma roda de conversa sobre o tema “Alfabetizando entre Flores do Gão-Pará e o Sertão das Águas – A Transição Educação Infantil e Ensino Fundamental”, com as professoras Elizabeth Orofino, da UFPA, e Ivone Rosa, da Seduc. Mediação: professora Sílvia Sabrina.