Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTA

Atletas paraenses de jiu-jitsu ganham títulos no Campeonato Mundial, em Abu Dhabi

Vitória Gabriella e Vitória Ariadine tornaram-se campeãs mundiais, trazendo para o Pará o ouro nas categorias médio/adulto e leve/adulto

Por Carol Amorim (SEEL)
28/11/2022 09h00

Já estão em Belém os cinco paraenses que lutaram no Mundial Abu Dhabi World Professional Jiu-jitsu Championship 2022, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Os atletas, que receberam o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), ganharam cinco medalhas, no período de 13 a 19 de novembro. 

Os destaques na competição foram as faixas roxas Vitória Gabriella e Vitória Ariadine, que tornaram-se campeãs mundiais, conquistando a medalha de ouro nas categorias médio/adulto e leve/adulto, respectivamente.

Vitória Gabriella e Vitória Ariadine“O campeonato foi incrível, eu fiz lutas duras, mas consegui impor meu jogo e fazer uma boa apresentação em uma competição de alto nível. O resultado foi bom demais. Fico feliz em trazer ouro para nosso estado”, comentou Vitória Ariadine. 

Entre os paraenses, Welinghton Pimenta foi o único paratleta. Pela categoria Absoluto L1 (pessoa com deficiência nos membros inferiores), foi vice-campeão. Ele conta os desafios que enfrentou na viagem. “Foi desafiador por vários motivos, um deles é não saber inglês e principalmente trilhar essa viagem sozinho. Queria o ouro, mas estou satisfeito com a prata, com gosto de ouro, o que ensinou que não podemos ter tudo na vida”, disse o paratleta. 

Já as medalhas de bronze foram obtidas por Frankiko Lima, na categoria Master 4, e pela Alessandra Guedes, na categoria leve/master. 

“Um feito muito importante para a modalidade, esses títulos que os atletas conquistaram nos Emirados Árabes. Acredito que o trabalho persistente vence tudo. E não é apenas a medalha de ouro que triunfa o sucesso. Sucesso é todo processo que eles percorrem até alcançar seus objetivos”, comenta Nivan Noronha, titular da Seel. 

Na sua 14a edição, o Campeonato Abu Dhabi World Pro é considerado um dos eventos mais importantes no calendário internacional da modalidade. A disputa foi coordenada pela Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF) em conjunto com a Abu Dhabi Jiu-Jitsu Profissional (AJP).