Fundação Santa Casa do Pará promove Oficina de Planejamento Estratégico
Evento mobiliza mais de 200 lideranças da fundação e gestores de instituições parceiras para a avaliação de resultados e propostas de novas iniciativas
Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) realiza a Oficina Anual do Planejamento Estratégico (Oape) para mais de 200 lideranças da fundação e gestores de instituições parceiras em um dia inteiro de imersão para a avaliação de resultados e a apresentação de estratégias para a implantação de novos projetos e qualificação de serviços da instituição.
A diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão da Santa Casa, Walda Valente, ressalta a importância da Oape. "Esse é um evento que já acontece há quatro anos e que tem o objetivo principal de compartilhar os resultados que nós obtivemos ao longo do ano, daquilo que foi pactuado no planejamento anual anterior e também apresentar o planejamento dos projetos do ano seguinte. Além disso, nós trazemos um palestrante de renome que traz um tema relacionado à estratégia organizacional, a liderança e motivação", informa a diretora.
Este ano o palestrante é Renato Ribeiro da empresa de educação corporativa Love my Job, que há mais de 15 anos atua no desenvolvimento de equipes e que traz para a Oficina o tema: "Um novo ponto de vista".
A Santa Casa é o maior hospital do Estado, com quase 3 mil servidores, entre profissionais de saúde e de outras áreas. Atualmente possui quase 500 leitos e presta um atendimento 100% para o Sistema Único de Saúde (Sus).
Parte dos recursos usados para financiar o atendimento do hospital vem do Ministério da Saúde e outra parte do Fundo Estadual de Saúde.
O presidente da Santa Casa, Bruno Carmona destaca a importância do planejamento estratégico como forma de garantir a aplicação adequada desses recursos.
"Consideramos em todas as etapas do planejamento que o hospital é um executor das políticas de saúde pública definidas pela Secretaria de Estado de Saúde e que é um hospital que precisa caminhar dentro de uma probidade administrativa adequada para manter as contas em dia e atender a população adequadamente. Com apoio das secretarias de estado e do governo do Estado esperamos atingir integralmente os nossos objetivos para o próximo ano", afirmou.
Entre os planos estão a manutenção de serviços do hospital na linha materno infantil e também de transplantes (renal e hepático) e a agregação de outros serviços da linha materno infantil, de forma pactuada com a Sespa.
Texto de Etiene Andrade / Ascom Santa Casa