Usinas da Paz da Cabanagem e Jurunas/Condor reúnem moradores no primeiro jogo do Brasil na Copa
A iniciativa foi mais um momento de interação entre as UsiPaz e as comunidades assistidas nas múltiplas ações oferecidas pelo governo do Estado
Com olhos atentos no telão instalado no teatro, os moradores aprovaram mais esse momento de lazer na UsipazA animação tomou conta de moradores dos bairros da Cabanagem, Jurunas e Condor durante a transmissão do primeiro jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo do Qatar, na tarde desta quinta-feira (24), em um ambiente com total segurança e comodidade: as Usinas da Paz localizadas nesses bairros de Belém. Munidos de cornetas, apitos e acessórios, os torcedores fizeram a festa com a vitória do Brasil contra a seleção da Sérvia, por 2 x 0.
“Eu achei excelente. Aqui a gente não tinha essas coisas, essas brincadeiras. Agora, graças a Deus a gente tem uma brincadeira que proporciona a união entre amigos. Agora é torcer para a seleção trazer a sexta estrelinha”, disse antes do jogo o soldador Marcelo Paranhos, morador da Cabanagem, que compareceu ao teatro da UsiPaz para acompanhar a partida. Otimista, ele ainda palpitou um placar de 4x0 para a Seleção Canarinho.
Ivanilda Vieira, coordenadora-geral da UsiPaz Cabanagem, explicou o objetivo da iniciativa. “A ideia surgiu a partir da escuta no Território, onde muitos têm problemas econômicos e emocionais. A Copa do Mundo agrega, une as pessoas, e a Usina da Paz da Cabanagem é um local de referência para a comunidade, que nesses momentos já espera que tenhamos algo diferenciado. Nosso objetivo é proporcionar momentos de entretenimento com qualidade; juntar as pessoas e estreitar os laços do pertencimento comunitário entre a população do bairro e a Usipaz”, ressaltou a gestora.
Ainda na Cabanagem, Hugo Leonardo, que trabalha no aeroporto, aproveitou a reunião dos moradores na UsiPaz para obter uma renda extra com a venda de salgados. “É uma oportunidade que a gente tem que valorizar bastante, porque vem agregar às nossas necessidades, tanto de lazer, quanto de fazer um dinheiro a mais. Une o útil ao agradável, e todo mundo sai ganhando”, afirmou.
Contagiado pelo clima da Copa, o morador levou sua réplica do troféu para torcer pelo Brasil Nova vivência - A estreia do Brasil na Copa levou a garotada ao delírio cada vez que o ídolo Neymar Jr. apareceria na tela, e mais ainda com os dois gols de Richarlison. A mesma alegria foi registrada a quase 17 quilômetros da Usipaz Cabanagem, na Usina Jurunas/Condor. “Nosso intuito é proporcionar a essas comunidades uma experiência diferente, e que talvez nunca tenham vivido. Nós transformamos nosso anfiteatro em uma experiência de estádio, para levar aos moradores uma nova vivência de Copa do Mundo, e com isso proporcionar diversão e alegria para as pessoas. Essa é a essência do TerPaz (Programa Territórios pela Paz, que inclui as Usinas em seu leque de ações). Nada mais justo que trazê-los para dentro das UsiPaz”, destacou Lucas Maia, coordenador-geral da UsiPaz Jurunas/Condor.
“Foi muito legal isso que a Usina fez aqui, reunir nosso pessoal para uma tradição tão importante pra nós, brasileiros, como é o futebol. Espero que tenha em todos os jogos”, disse a cabeleireira Karen Santos, que caprichou nas cores da bandeira do Brasil e foi torcer no complexo multifuncional Jurunas/Condor.
Serviço: A próxima transmissão de jogos da Seleção Brasileira na Copa será na próxima segunda-feira (28), a partir de 13 h, nas Usinas da Paz Cabanagem e Jurunas/Condor. O Brasil vai enfrentar a Suíça.