Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAMBA E CIDADANIA

Parceria com o governo do Estado entrega nova sede da Escola de Samba da Matinha

O espaço foi reconstruído com apoio da Fundação ParáPaz, e agora tem estrutura adequada para abrigar projetos sociais e culturais que beneficiam a comunidade

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
22/11/2022 20h56

Um espaço de samba e cidadania foi entregue à comunidade do bairro de Fátima, em Belém. Em clima de festa, a nova sede da Escola de Samba da Matinha (antiga denominação do bairro), foi inaugurada na noite desta terça-feira (22), fruto de parceria com o governo do Estado. Com samba contagiante, a bateria “Ritmo Quente” abriu a solenidade. A quadra já era utilizada em projetos sociais voltados à população em situação de vulnerabilidade. Porém, o espaço apresentava limitações por falta de infraestrutura adequada.Reconstruída, a sede da Escola de Samba, orgulho dos sambistas, está pronta para integrar projetos culturais e sociais

A partir do convênio firmado com o Estado, por meio da Fundação ParáPaz, a Escola de Samba recebeu um investimento de R$ 625 mil, utilizado na reconstrução total do espaço. Do piso às paredes, tudo está novo, com salas, camarotes e banheiros ampliados, o que oferece mais qualidade e comodidade aos integrantes da Escola de Samba e aos membros da comunidade atendidos pelos projetos sociais, explicou Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz.

Gestores públicos participaram da entrega da nova sede à comunidade do bairro de Fátima“Trata-se de uma importante parceria entre Estado e sociedade civil, no desenvolvimento destas atividades que visam alcançar e beneficiar crianças e adolescentes, que fazem parte do rol de atuação da Fundação ParáPaz”, disse o gestor.

Segundo o presidente da Escola, Rodolfo Trindade, além de desenvolver atividades carnavalescas, o espaço é utilizado para projetos sociais, como a Escola de Ritmo e Instrumentos Musicais, aulas de balé e, futuramente, aulas de aeróbica, jiu-jitsu e cursos de panificação e corte e costura. 

“A Escola foi fundada há 43 anos, e com esta nova sede pretendemos estender outros projetos não só da parte cultural, mas principalmente da parte social. Aqui não será um espaço só de samba, mas de cidadania, contribuindo para o crescimento da comunidade”, ressaltou Rodolfo Trindade, para quem a nova sede “é a realização de um sonho”.

Porta-bandeira Ingrid Kacia: local adequado para ensaioO barracão, como o espaço é conhecido pela comunidade, foi fechado para a conclusão das obras, deixando a comunidade ansiosa pelo retorno às atividades. A porta-bandeira Ingrid Kacia contou que, desde criança, sonhava em ocupar esta posição na Escola, e agora vai poder ensaiar em um lugar apropriado. “Eu vinha desde pequena com a minha mãe, que trabalha como artesã para o Carnaval, e via as meninas ensaiando. Ajudava como podia. Desde 2019 sou porta-bandeira, e a maior dificuldade era conseguir lugar pra ensaiar. Às vezes, era na rua mesmo. Mas agora tudo será diferente”, garantiu.

Do ato de entrega participaram ainda o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, outros gestores do Estado e do Município de Belém, e representantes da área cultural.