Obras de pavimentação avançam no bairro do Icuí-Guajara em Ananindeua
Cerca de 90% dos serviços de drenagem profunda já foram concluídos ao longo dos 1,8 km dos trechos de obras na Região Metropolitana de Belém
Morador, há quase 50 anos, do bairro do Icuí-Guajara em Ananindeua, o serralheiro Marco Antônio Miranda celebra o avanço das obras do programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’, desenvolvido pelo Governo do Estado e executado Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
“A área era só lixo e mato pra todo lado, andávamos olhando para o chão, com medo de pisar em cobras, isso quando não chovia e a gente se arriscava andando no alagado e sujeira. Não achava que as obras chegariam e ver a nossa realidade se transformando é muito bom. Nunca consegui comprar uma chapa de vidro para a minha oficina, porque o caminhão não passava pra cá. Agora vai ser diferente. O melhor acesso valoriza nossas casas e traz várias melhorias pra todos”, comemora o morador.Morador Marco Antônio comemora a valorização do bairroCerca de 90% dos serviços da rede de drenagem profunda já foram concluídos ao longo dos 1,8 km dos dois trechos de obras. O primeiro vai do Conjunto Uirapuru até a Estrada da Copem e o segundo compreende a rua Jovelino Carneiro até o conjunto.
“As obras atingem, de uma maneira muito expressiva, a mobilidade urbana dessa área, fazendo a integração de um perímetro que antes estava abandonado. Essa é uma obra que possui todas as especificidades de um melhoramento amplo na infraestrutura da área”, pontua o secretário-adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano, Valdir Acataussú.
Engenheira na obra no Icuí-Guajará, Mainara MartinsA engenheira responsável pela obra no bairro, Mainara Martins, informa que os serviços seguem em execução. “Além da finalização da drenagem profunda, seguimos com a execução do meio-fio, linha d’água, calçada e terraplenagem, para preparar a área para a chegada da pavimentação asfáltica. Representa mais saúde e qualidade de vida para a população”, destaca.
O objetivo do programa é garantir o desenvolvimento em infraestrutura urbana, ampliar a mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população da área. O investimento é de cerca de R$9 milhões de reais do Tesouro Estadual.Marceneiro, Eduardo Santos: "Moradores estão felizes"
Eduardo Santos, marceneiro e morador da área, conta que mesmo antes da conclusão da obra, a vida da população de Ananindeua já mudou. “Os moradores da área estão muito felizes e satisfeitos em ver que a melhoria tá chegando. Era uma escuridão geral e o acesso até as nossas casas era muito ruim, a água batia no joelho. Agora os motoristas de aplicativo e as viaturas policiais já passam por aqui, o que nos dá segurança. À noite, podemos ficar na frente de casa conversando, o que antes não era possível. Todos os moradores estão alegres com esse avanço”, ressalta.