Exposição provoca reflexões sobre gênero, religião e biodiversidade
Trabalhos de alunos de graduação do curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estão reunidos na exposição A Diversidade da vida em adornos, que fica aberta à visitação até o próximo dia 22 de junho, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).
A exposição reúne ornamentos corporais criados com materiais sustentáveis inspirados no dicionário Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), além de fotografias que revelam imagens de corpo e floresta. O objetivo é proporcionar nos seus visitantes reflexões sobre gênero, religião e biodiversidade.
Alguns dos produtos expostos são frutos de Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos da Uepa, outros trabalhos foram desenvolvidos por estudantes durante a disciplina Materiais e Processos produtivos III, onde os alunos têm contato com a técnica ancestral da tecelagem manual, usando fibras vegetais e sementes.
“Todo semestre o curso de Design escolhe uma temática para ser abordada durante as disciplinas e neste semestre foi diversidade. Então além da diversidade de gênero, a exposição também trabalha com a diversidade de materiais vegetais que nós temos na região amazônica. Por isso, também temos produtos aqui que foram desenvolvidos durante a disciplina de Design e Artesanato”, explica a professora Núbia Santos, que ministra a disciplina e é responsável pela exposição.
Os alunos Emanuely Luz e Leonan Oliveira, estudantes do quinto semestre do curso, utilizaram a técnica de tecelagem manual para desenvolver um adorno corporal. O produto foi feito de lã e tecido de juta e demorou cerca de três semanas para ficar pronto. Para eles, a exposição é uma excelente oportunidade de aprendizado. “Foi muito interessante porque pudemos aprender uma técnica que ainda não tínhamos trabalhado e que a maioria dos alunos não tinha experiência. É muito bom a gente poder colocar em prática o que a gente aprende na teoria e também poder usar a nossa criatividade no processo”, contou Emanuely.
A exposição A Diversidade da vida em adornos teve início no dia 22 de maio e ficará disponível até o dia 22 de junho na Materioteca, localizada na Biblioteca do CCNT da Uepa. A entrada é franca.